Tecnologia

Startup aposta em entrevistas de emprego online

Startup de tecnologia JobConvo desenvolve uma plataforma de vídeo para entrevistas de emprego online


	Entrevistas de emprego não precisam mais ser presenciais: com uma webcam, o serviço permite que os recrutadores das companhias consigam realizar encontros ao vivo com os candidatos
 (MorgueFile)

Entrevistas de emprego não precisam mais ser presenciais: com uma webcam, o serviço permite que os recrutadores das companhias consigam realizar encontros ao vivo com os candidatos (MorgueFile)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 11h58.

São Paulo – Quando começou a trabalhar na fábrica da Pepsico Brasil, em 2001, o mineiro Ronaldo Bahia não imaginava que anos mais tarde abriria a JobConvo, startup de tecnologia que desenvolve uma plataforma de vídeo para entrevistas de emprego online.

Trabalhando em Sete Lagoas, sua cidade natal, o rapaz chegava na fábrica às dez da noite e só saía às cinco e meia da manhã. Sua função: colocar figurinhas promocionais nos pacotes dos salgadinhos Elma Chips, uma das marcas da Pepsico.

Após iniciar um curso de administração de empresas em 2005, Bahia passou a cuidar dos setores de logística e gerenciamento da empresa e no ano de 2009 foi convidado para trabalhar em Itu, sede da maior unidade da companhia.

“O salário que ganhava em Minas não conseguia cobrir minhas despesas em São Paulo. Mas esse erro cometido por mim foi ótimo, porque comecei a pensar em novas oportunidades para minha carreira”, afirmou o empreendedor de 30 anos.

Descontente, o rapaz saiu da Pepsico e passou a procurar outros empregos na cidade de São Paulo. “Mas tinha um problema. Como morava em Itu, gastava quase 50 reais para fazer uma entrevista na capital e precisava pedir esse dinheiro para minha mãe ou meus amigos”, disse.

Após assistir a uma entrevista realizada com Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, o mineiro parou de procurar novas vagas de trabalho para criar o seu próprio negócio.

Ao lado de Daniel Romualdo, que trabalhou com TI em empresas como Microsoft e Livraria Cultura, Bahia fundou em 2011 a JobConvo. Com uma webcam, o serviço permite que os recrutadores das companhias consigam realizar encontros ao vivo com os candidatos, além de ter a oportunidade de gravar esses registros para uma análise posterior da performance do “Como as maiores empresas estão no eixo Rio, São Paulo e Minas, muitas pessoas do resto do Brasil ficam de fora dessas oportunidades. Com esse sistema, conseguimos possibilitar que mais gente possa participar desses processos seletivos”, afirmou Bahia.

Em 2011, a JobConvo foi selecionada para participar do Startup Chile, programa de aceleração de jovens empresas sediado em Santiago, capital chilena. “Era um ambiente muito criativo, onde compartilhamos nossas experiências com outros empreendedores. Aprendi muitas coisas de cloud computing, backup de dados e linguagem HTML” disse o mineiro.

De volta ao Brasil em 2012, a JobConvo fechou uma parceria com a recrutadora Companhia de Talentos, onde realizou entrevistas de emprego online para empresas como Unilever, Fiat e Brasken.

Recentemente, a empresa trabalhou em conjunto com a agência de marketing Espalhe para dar o suporte tecnológico à campanha Halls Contrata, que irá realizar processos seletivos para vagas inusitadas, como degustador de cerveja, VJ na MTV e barman na praia de Trancoso. A JobConvo estima que mais de 10 mil entrevistas serão realizadas com sua plataforma online.

Trabalhando em um escritório na Avenida Paulista, o empreendedor que iniciou sua carreira na indústria de salgadinhos, acredita que não há momento certo para montar o próprio negócio. “É necessário muita energia e foco, além de acreditar naquilo que se está fazendo. E dedicação, sempre.”

Acompanhe tudo sobre:Carreira jovementrevistas-de-empregoInternetMudança de empregoServiços onlineStartups

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia