Tecnologia

Sony TX20

Avaliação de Maurício Moraes / Quem disse que uma câmera resistente a água também precisa ser esquisita? A DSC-TX20, da Sony, consegue aliar essa funcionalidade a um belo design. Extremamente compacto e leve, o modelo cabe no bolso. Pequenas borrachas ajudam a manter as conexões isoladas, impedindo que fiquem molhadas durante um mergulho. Nos testes do […]

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 11h43.

logo-infolab

Avaliação de Maurício Moraes / Quem disse que uma câmera resistente a água também precisa ser esquisita? A DSC-TX20, da Sony, consegue aliar essa funcionalidade a um belo design. Extremamente compacto e leve, o modelo cabe no bolso. Pequenas borrachas ajudam a manter as conexões isoladas, impedindo que fiquem molhadas durante um mergulho. Nos testes do INFOlab, conseguiu bater fotos com ótima qualidade submersa, ajustando o foco automaticamente quando necessário. Também impressionou ao gravar vídeos em alta definição (1 080p), no formato AVCHD. A Sony recomenda lavar a máquina em água potável, sempre que usada em modo subaquático. No seco, o modelo produziu imagens com cores bem equilibradas e vivas. A DSC-TX20 tem apenas quatro botões e uma alavanca para o zoom. Todos os outros ajustes precisam ser feitos por meio de cliques em botões virtuais, no visor traseiro. Isso pode incomodar sob sol forte, quando a visibilidade do LCD fica comprometida. Faz fotos em 3D.

Avaliação de Cauã Taborda / Com resistência a 5 metros de profundidade por até 60 minutos, a Sony DSC-TX20 pode não ser a câmera mais apropriada para fazer fotos de um mergulho completo. Por outro lado, ela não conta com os principais inconvenientes das câmeras que podem ser submersas: design nada atraente e pouca versatilidade em terra firme. Com 132 g e um corpo metálico bastante compacto, essa Cyber-shot faz boas imagens dentro e fora d’água, grava vídeos em Full HD e possui uma interface bastante amigável e controles pelo painel LCD sensível ao toque de 3 polegadas.

Mesmo que a proteção permita mergulhos e torne as tardes na piscina mais divertidas, uma grande vantagem do sistema é proteger a câmera. Com entradas vedadas, ela não sofre com chuvas repentinas, quedas acidentais e até desastres com refrigerantes e outras bebidas. Por própria recomendação da Sony, a câmera deve ser lavada em água corrente depois de submersa. Logo, se ela estiver suja, a boa e velha torneira não trará nenhum problema. Desde que as entradas estejam completamente vedadas, é claro. Se por algum motivo a entrada para cartão estiver aberta, o usuário pode perder o equipamento.

A lente, com abertura f3,5-4,6 e zoom de 4x (equivalente a 25-100 mm), faz um bom trabalho de estabilização de imagem, evitando as pequenas trepidações que borram fotos em ambientes pouco iluminados ou em cenas com movimento. Mantendo o estilo point-and-shoot (apontar e disparar), a TX20 conta com o modo iAuto, que reconhece até 90 tipos de cena e faz os ajustes automaticamente. Se o objeto estiver próximo, o modo Macro é ativado e assim por diante.

Ela também faz fotos em 3D para exibição em TV 3D, ou na própria câmera através do modo Varrer Ângulo Múltiplo. Basta deslizar a câmera sobre um eixo e na visualização basta rotacionar levemente a câmera para movimentar a imagem. Este recurso já é bem comum nas compactas da Sony.

Algo que pode gerar uma confusão de início é a tradução de efeitos e menus. Para controlar a detecção de sorriso, a opção se tornou “Obturador de sorriso”. Para reconhecimento de face, a opção foi transformada em Detecção de Cara. Além dos modos de Prioridade de Criança e Prioridade de Adulto.

Durante os testes notamos que a tampa escamoteável (que tampa a lente, flash e microfone) acumula água. Depois de usá-la submersa é bom assoprar e usar um pano para secar.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yw3HcmDhw9k&w=650&h=366]

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/82ec1fd95c5314886706d45ab0c4d970

Ficha técnica

Pixels efetivos16,2 MP
Zoom ópticoZoom de 4x (25 a 100 mm)
Filmagem1.080p
LCD
Peso132 g

Avaliação técnica

PrósCompacta com bom design; filma em Full HD; resistente a água; boa qualidade de imagem.
ContrasFaltam controles manuais; usabilidade prejudicada em ambientes muito iluminados.
ConclusãoMáquina bastante versátil e que reúne bons recursos em um corpo leve e prático.
Imagem7,7
Objetiva7,6
Visor8,2
Recursos8,5
Design7,7
Média7.8
PreçoR$ 999
Acompanhe tudo sobre:SonyCâmeras digitais

Mais de Tecnologia

WhatsApp deixa de funcionar em iPhones e Android antigos em fevereiro; veja lista

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025