Tecnologia

Samsung quer aposentar o microSD com novo cartão de memória

Inicialmente com foco no público profissional, o cartão tem velocidade de leitura e gravação maior do que os microSD que são padrão no mercado hoje


	UFS: o cartão oferece capacidade de armazenamento de 32 GB, 64 GB, 128 GB e 256 GB
 (Divulgação/Samsung)

UFS: o cartão oferece capacidade de armazenamento de 32 GB, 64 GB, 128 GB e 256 GB (Divulgação/Samsung)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2016 às 15h51.

São Paulo – A Samsung anunciou hoje um dispositivo que pode substituir os cartões microSD em longo prazo, o cartão UFS (Universal Flash Storage). Por enquanto, ele tem foco em profissionais e pouco se diferencia em termos de design do cartão usado atualmente. Ele deve trazer desempenho superior ao oferecido pelos cartões SD e ter capacidades de armazenamento entre 32 GB e 256 GB.

Desde a invenção do microSD, poucos dispositivos alcançaram a mesma velocidade de processamento em um tamanho tão pequeno. O UFS, segundo a marca sul-coreana, tem velocidade de leitura sequencial de até 530 megabytes por segundo (MB/s).

Isso significa que o tempo de leitura pode cair drasticamente. Um filme Full HD de 5 GB levaria um quinto do tempo de leitura - caindo de 50 segundos em um microSD de alta velocidade (UHS-1) para 10 segundos com o cartão UFS.

No quesito velocidade de gravação, o dispositivo também tem alta performance, com taxas de até 170 MB/s nos testes da Samsung. Ele se torna quase duas vezes mais veloz do que o microSD Extreme da SanDisk, um dos mais rápidos com velocidade de gravação de até 100 MB/s.

(Divulgação/Samsung)

O cartão UFS é voltado para uso em câmeras profissionais DSLR, câmeras de realidade virtual e drones, segundo um comunicado da Samsung. Desse modo, o objetivo inicial da marca não é disponibilizar o produto para smartphones e tablets – já que esses dispositivos móveis não precisam de uma capacidade tão alta de processamento.

Contudo, para a Samsung lançar o dispositivo no mercado, esses aparelhos precisam ter suporte para cartão UFS. Apesar de a parte frontal do gadget ser similar a dos cartões comuns, a configuração PIN na parte de trás não é compatível, como você pode ver na foto acima.

Ainda assim, a Samsung deve ser a primeira a apresentar um produto com suporte para cartão UFS – provavelmente a próxima versão do Gear 360°. A empresa sul-coreana ainda não anunciou o preço ou a data que o produto será lançado.

Com o tempo e a diminuição dos custos de produção, no entanto, o cartão pode ser tornar o padrão de mercado, substituindo o microSD em smartphones e outros produtos. Isso pode acontecer à medida que a gravação de vídeos em resoluçaõ 4K se expandir.

Acompanhe tudo sobre:Câmeras digitaisDesignEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaFotografiaIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Bloqueio do X: decisão de Moraes deve passar por avaliação de demais ministros e chegar ao plenário

Saiba o que é VPN, recurso limitado por decisão que suspendeu X

Bluesky: conheça a rede do mesmo criador do Twitter

Mais na Exame