Samsung mantém liderança no mercado de TVs graças a modelos 4K

TVs 4K impulsionaram o crescimento no segmento e empresa quer vender mais neste ano; concorrência também viu aumento de modelos ultra HD vendidos
 (Samsung/Reprodução)
(Samsung/Reprodução)
L
Lucas Agrela

Publicado em 07/03/2017 às 05:55.

Última atualização em 18/01/2018 às 17:37.

São Paulo – O mercado de TVs encolheu em 2016, apresentando queda de 20%. Nesse cenário, a Samsung foi na contramão da tendência e conseguiu crescer 7 pontos percentuais em relação a 2015.

Com isso, a empresa se manteve na liderança do segmento, chegando ao patamar de 41,9% de marketshare, segundo dados da GfK obtidos por EXAME.com.

As TVs com resolução 4K foram cruciais para o crescimento da marca no setor no ano passado: o número de vendas desses modelos dobrou.

A quantidade de aparelhos com essa resolução disponíveis no mercado também cresceu e o display 4K segue como carro-chefe entre as tecnologias televisivas da Samsung. Recentemente, em 2016, o modelo mais sofisticado da marca foi a SUHD com HDR, uma tecnologia que melhora brilho e contraste das cenas.

O faturamento do setor de TVs teve crescimento de 96% para o 4K, enquanto os demais modelos tiveram retração de 1,5%.

A concorrente LG também teve crescimento de vendas com seus aparelhos ultra HD. O crescimento foi de 80% e EXAME.com apurou que a expectativa da empresa é de que o resultado se repita em 2017.

Esse aumento da presença do 4K no mercado é acompanhado pelo aumento da oferta de conteúdo.

"Era a principal barreira da adoção do 4K. Temos uma tecnologia de upscaling em nossos aparelhos, que eleva a qualidade de vídeos em Full HD, mas agora muitos smartphones e câmeras podem filmar em 4K. Também houve aumento de oferta de streaming, o que ajuda a popularizar a essa super resolução", declarou Gustavo Assunção, vice-presidente da divisão de eletrônicos da Samsung Brasil, em entrevista a EXAME.com.   

A companhia espera continuar a crescer em 2017 e a vender cada vez mais televisores 4K. "Estamos muito otimistas com o mercado brasileiro. Ele é desafiador, mas não poupamos esforços para agradar o consumidor", declarou Assunção.

Black Friday fora de época

Para impulsionar ainda mais as vendas do ano, a Samsung começa nesta semana uma promoção que traz de volta os preços da Black Friday do ano passado por um breve período.

Samsung-4K-de-verdade-promocao-marco-2017

- (Samsung/)

Modelos de 40 a 65 polegadas custam entre 1.899 reais e 11.999 reais, sendo a TV mais cara com tecnologia de pontos quânticos, nanocristais que se ajustam para formar as cores exibidas na tela e prometem oferecer melhor fidelidade de cores, taxa de contraste e brilho do que os televisores tradicionais com retroiluminação LED. A promoção acaba em 26 de março.

Atualização: O dado referente ao marketshare foi corrigido de 43% para 41,9%.