Tecnologia

Samsung estaria planejando Galaxy de três telas

Companhia planeja smartphone com uma tela que envolve o celular para que os usuários possam ler mensagens ou monitorar ações olhando desde um ângulo


	Novo smartphone da Samsung, Galaxy Round: smartphone utilizará uma versão melhorada da tecnologia da Samsung chamada Youm
 (Divulgação)

Novo smartphone da Samsung, Galaxy Round: smartphone utilizará uma versão melhorada da tecnologia da Samsung chamada Youm (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2013 às 14h55.

Seul - A Samsung Electronics Co. planeja lançar um smartphone Galaxy no ano que vem com uma tela que envolve o celular para que os usuários possam ler mensagens ou monitorar ações olhando desde um ângulo, segundo duas fontes do setor.

O smartphone utilizará uma versão melhorada da tecnologia da Samsung chamada Youm, atualmente presente no modelo curvo Galaxy Round, afirmaram as fontes, que solicitaram o anonimato porque os planos não foram divulgados. A tela de três lados seria usada nas séries premium S ou Note ou no primeiro modelo de uma nova linha, afirmaram as fontes. A Samsung planeja que cada lado da tela opere de forma independente.

A maior fabricante de celulares do mundo está lutando com a Apple Inc. para apresentar dispositivos inovadores enquanto ambas se preparam para um desaquecimento no segmento de smartphones mais exclusivos, onde a Samsung vende cerca de um em cada três dispositivos. A Apple está desenvolvendo novos designs para iPhones, incluindo telas maiores com vidro curvo e sensores melhorados que podem detectar diversos níveis de pressão, afirmou uma fonte do setor em 10 de novembro.

“A Samsung é o ator dominante”, afirmou hoje em entrevista por telefone Lee Do Hoon, analista do CIMB Group Holdings Bhd, em Seul. “Isso lhe outorga uma vantagem competitiva sobre a Apple na corrida por criar telefones com telas arqueáveis”.

Saturação de smartphones

A Samsung não possui uma data específica de lançamento para o novo dispositivo, informaram as fontes. Uma delas estimou que é mais provável que o celular seja lançado durante o segundo semestre do ano que vem. A tecnologia Youm foi apresentada em janeiro na Exposição de Produtos Eletrônicos de Consumo em Las Vegas. Chenny Kim, porta-voz da Samsung, sediada em Suwon, Coreia do Sul, não quis fazer comentários.

A companhia está diversificando sua carteira de produtos, expandindo seu uso de telas flexíveis, apresentando o relógio inteligente Galaxy Gear e registrando patentes de design para óculos que podem responder a ligações telefônicas enquanto o usuário realiza exercícios físicos.


No ano passado, a Samsung apresentou uma solicitude de cadastro de marca registrada nos EUA para a Youm, afirmando que podia ser empregada em televisões, celulares, computadores, carros e luzes para árvores de Natal.

Demandas da Apple

As ações da Samsung enfrentam seu primeiro declínio anual em cinco anos pela crescente dependência da companhia dos smartphones em meio à maior preocupação com o crescimento desaquecido e a intensificação da concorrência no mercado. A companhia, cujo caixa líquido é de US$ 39 bilhões, anunciou que procurará realizar mais aquisições para crescer, em meio ao temor de que seus negócios básicos estejam próximos da saturação.

A Samsung também está em uma batalha global com a Apple pelas patentes usadas em dispositivos móveis. As companhias investiram centenas de milhares de dólares em escritórios de advocacia pelas demandas de plágio das funções de cada uma.

A Apple, que começou o litígio em 2011, pretende limitar a crescente participação de mercado da fabricante do Galaxy nos EUA, onde a Apple, sediada em Cupertino, Califórnia, é a líder, seguida pela Samsung.

Mesmo com o desaquecimento das vendas do Galaxy S4, lançado em abril, no mês passado a Samsung registrou lucros recordes no terceiro trimestre após estender sua liderança no mercado de smartphones e beneficiar-se com um rali nos preços dos chips. A companhia é a maior fabricante de chips de memória do mundo.

A unidade de dispositivos móveis, responsável por mais de 60 por cento dos lucros, registrou ganhos operativos recorde de 6,7 trilhões de won no terceiro trimestre, pois a companhia aproveitou a demanda em mercados emergentes como a China e a Índia. A Samsung vendeu aproximadamente 120 milhões de celulares no terceiro trimestre com uma participação de mercado de 28,7 por cento, afirmou a companhia de pesquisa Strategy Analytics em 29 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGalaxyIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Telegram se torna lucrativo após 11 anos, mas enfrenta críticas globais sobre moderação de conteúdo

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia