Tecnologia

Robô voador detecta respiração atrás de paredes

A empresa americana TiaLinx desenvolveu um robô voador com detectores capazes de "ouvir" a respiração de uma pessoa escondida atrás de uma parede de concreto

O hexacóptero Phoenix40-A, da TiaLinx, tem um detector capaz de perceber a respiração de uma pessoa atrás de uma parede de concreto  (Reprodução)

O hexacóptero Phoenix40-A, da TiaLinx, tem um detector capaz de perceber a respiração de uma pessoa atrás de uma parede de concreto (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2011 às 15h16.

São Paulo — A empresa californiana TiaLinx desenvolveu uma máquina voadora controlada remotamente que é capaz de detectar movimentos e respiração através de paredes reforçadas de concreto. O hexacóptero, um helicóptero de seis pás, anunciado pela emrpesa possui um sensor que rastreia movimentos e um GPS capaz de orientá-lo no deslocamento até um local específico.

O segredo do robô, chamado de Phoenix40-A, está num detector capaz de emitir feixes estreitos de múltiplas frequências de rádio, capazes de emitir sinais que penetram nas paredes e têm longo alcance. O aparelho funciona com um software integrado num notebook e um joystick de controle. Os pousos podem ser feitos com auxílio de uma câmera de vídeo integrada.

O projeto foi patrocinado pelo Exército Americano. Porém, além de ter potencial como arma de guerra, a pequena nave poderá ser usada para localizar, por exemplo, feridos presos em escombros após um terremoto. Seus sensores também ajudariam a localizar minas terrestres não detonadas.

Acompanhe tudo sobre:RobóticaRobôs

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs