Robô voador detecta respiração atrás de paredes
A empresa americana TiaLinx desenvolveu um robô voador com detectores capazes de "ouvir" a respiração de uma pessoa escondida atrás de uma parede de concreto
Da Redação
Publicado em 24 de março de 2011 às 15h16.
São Paulo — A empresa californiana TiaLinx desenvolveu uma máquina voadora controlada remotamente que é capaz de detectar movimentos e respiração através de paredes reforçadas de concreto. O hexacóptero, um helicóptero de seis pás, anunciado pela emrpesa possui um sensor que rastreia movimentos e um GPS capaz de orientá-lo no deslocamento até um local específico.
O segredo do robô, chamado de Phoenix40-A, está num detector capaz de emitir feixes estreitos de múltiplas frequências de rádio, capazes de emitir sinais que penetram nas paredes e têm longo alcance. O aparelho funciona com um software integrado num notebook e um joystick de controle. Os pousos podem ser feitos com auxílio de uma câmera de vídeo integrada.
O projeto foi patrocinado pelo Exército Americano. Porém, além de ter potencial como arma de guerra, a pequena nave poderá ser usada para localizar, por exemplo, feridos presos em escombros após um terremoto. Seus sensores também ajudariam a localizar minas terrestres não detonadas.