Tecnologia

Rival do Duolingo? Google Tradutor lança aulas de idiomas personalizadas com IA

Tradução ao vivo funciona em mais de 70 idiomas e já está disponível nos Estados Unidos, no México e na Índia

Inteligência artificial (Getty Images)

Inteligência artificial (Getty Images)

Publicado em 27 de agosto de 2025 às 05h12.

O Google está adicionando recursos de aprendizado de idiomas ao aplicativo Tradutor, usando inteligência artificial. O novo recurso, disponível em versão beta, permite criar aulas personalizadas com base no nível de habilidade do usuário e no objetivo do aprendizado, como viagens ou comunicação profissional.

Atualmente, o recurso permite que pessoas que falem inglês pratiquem espanhol e francês, e que aqueles com habilidade em espanhol, francês e português pratiquem inglês. Ao tocar no botão “Praticar”, o usuário seleciona o seu nível e descreve seu objetivo, podendo escolher entre cenários como conversas profissionais, interações cotidianas ou bate-papo com amigos e familiares.

Personalização com IA Gemini

O Google usa seus modelos de IA Gemini para gerar lições adaptadas às respostas do usuário. Uma das vantagens destacadas pelo portaL The Verge é que um estudante com espanhol intermediário que deseja se comunicar com sua família anfitriã no exterior poderá receber exercícios específicos sobre horários de refeições e situações cotidianas. É possível praticar a fala ou ouvir diálogos e tocar em palavras reconhecidas.

Ao portal, Matt Sheets, gerente de produto do Google, disse que exercícios acompanham o progresso diário, ajudando o usuário a desenvolver habilidades de comunicação. O recurso tem semelhanças com o Duolingo, que também personaliza planos de aula conforme nível e objetivos.

Além do aprendizado, o Google Tradutor lançou um recurso de tradução ao vivo, permitindo conversar em tempo real com pessoas que falam outros idiomas. O sistema traduz a fala do usuário e do interlocutor, criando transcrições e traduções em áudio geradas por IA. Diferente do Pixel 10, o aplicativo não tenta reproduzir a voz do usuário, mas a empresa estuda novas opções.

A tradução ao vivo está disponível nos EUA, Índia e México, funcionando em mais de 70 idiomas, incluindo árabe, francês, hindi, coreano, espanhol, português e tâmil.

Acompanhe tudo sobre:GoogleCursos de idiomasInteligência artificial

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático