Tecnologia

Relator do Marco Civil da Internet diz que pilares ficaram

Parlamentar ressaltou que estão mantidos integralmente os três pilares do projeto - neutralidade, privacidade e liberdade de expressão


	Relator do Marco Civil da Internet, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), fez a leitura do relatório sobre o tema na Câmara dos Deputados
 (José Cruz/Agência Brasil)

Relator do Marco Civil da Internet, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), fez a leitura do relatório sobre o tema na Câmara dos Deputados (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2014 às 11h09.

Brasília - O deputado Alessandro Molon (PT/RJ) comemorou a aprovação do Marco Civil da Internet na Câmara por maioria esmagadora. O parlamentar, que é o relator do texto, ressaltou que estão mantidos integralmente os três pilares do projeto - neutralidade da rede, privacidade do usuário e liberdade de expressão.

Para Molon, o texto aprovado é melhor do que o apresentado originalmente. Segundo ele, a única concessão feita por parte do governo diz respeito ao armazenamento de dados no País. O item suprimido era apoiado pela presidente Dilma Rousseff e foi sugerido depois das revelação de esquemas de espionagem feitos pelo governo dos Estados Unidos. Pelo ponto, todos os dados que trafegam no Brasil deveriam ser mantidos em território nacional. "Houve um consenso dos partidos de que seria melhor deixar essa discussão para um outro momento", disse.

O texto aprovado prevê também a regulamentação de duas questões por decreto presidencial: exceções à neutralidade da rede que são indispensáveis ao bom funcionamento da internet e a prestação de serviços de emergência. "Todos os especialistas de internet sempre disseram que era impossível exaustivamente enumerar esses casos na lei. Se tentássemos fazer isso, engessaríamos a internet, o que é ridículo."

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosMarco Civil da InternetPolítica no Brasil

Mais de Tecnologia

Starlink lidera mercado de internet por satélite no Brasil

Promessa de ser o 'novo Twitter', rede social indiana Koo encerra operações

Motorola Edge 40 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Xiaomi Poco F5 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Mais na Exame