Tecnologia

Programadores questionam iAd da Apple

A Apple anunciou no mês passado que sua rede de publicidade, iAd, venderá publicidade nos aplicativos de software criados para o iPad e iPhone

Steve Jobs proíbe que dados sobre o uso dos aplicativos sejam transferidos a empresas externas de análise de dados (.)

Steve Jobs proíbe que dados sobre o uso dos aplicativos sejam transferidos a empresas externas de análise de dados (.)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2010 às 13h58.

São Francisco - Os criadores de softwares esperam lucros elevados com os jogos e outros aplicativos que estão projetando para o iPad, mas o avanço da Apple no setor de publicidade móvel vem causando preocupações no setor.

A Apple anunciou no mês passado que sua rede de publicidade, iAd, venderá publicidade nos aplicativos de software criados para o iPad e iPhone, e tem por objetivo melhorar sua qualidade e sua relevância para os consumidores.

Mas em seu novo acordo com os programadores, a Apple proíbe que dados sobre o uso dos aplicativos sejam transferidos a empresas externas de análise de dados. As redes publicitárias rivais, como a do Google, usam essas análises numéricas para determinar o grau de sucesso de um anúncio online em termos de se atingir a audiência visada.

Assim, as novas regras criariam um campo de jogo desnivelado para as redes de publicidade que concorrem com a Apple, na opinião de alguns criadores de aplicativos.

Por causa disso, a iAd atraiu a atenção das autoridades que fiscalizam a competição nos Estados Unidos, de acordo com um programador, que informou que a Comissão Federal do Comércio (FTC) o havia questionado especificamente sobre a rede de publicidade da Apple.

"Eles perguntaram sobre as informações compartilhadas com terceiros," disse o programador, que falou sob a condição de que seu nome não fosse mencionado. Ele disse que a FTC não havia revelado se pretendia conduzir um inquérito.

A Apple e a FTC se recusaram a comentar. A rede iAd não é a única porção da plataforma móvel da Apple que vem atraindo interesse da fiscalização. As autoridades regulatórias estão considerando a possibilidade de abrir um inquérito para determinar se a Apple viola as leis antitruste ao requerer que suas ferramentas sejam usadas para escrever aplicativos para o iPad e o iPhone, disse uma fonte familiarizada com o assunto na segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadTecnologia da informaçãoTabletsApplePublicidadeiPod

Mais de Tecnologia

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo

Depois de duas décadas, Brasil se aproxima de ter foguete próprio

MrBeast quer ser o guru das finanças da geração alpha