Player de vídeo VLC vai ganhar repaginada e versão web
Segundo presidente da fundação que controla o reprodutor de mídia, uma função de streaming com publicidade está sob estudo

Thiago Lavado
Publicado em 14 de fevereiro de 2021 às 09h00.
Embora hoje todos os olhos estejam no streaming, não faz muito tempo que reprodutores de vídeo, como o VLC , eram um download essencial à maioria dos computadores.
O player de vídeo deve ganhar uma atualização este ano, com repaginada no visual e nova interface para usuários. "Modificamos a interface para que ela fosse um pouco mais moderna", disse Jean-Baptiste Kempf, presidente da VideoLAN, fundação por trás do desenvolvimento do VLC, que é um programa de código aberto.
Kempf falou ao portal especializado em tecnologia Protocol, que divulgou uma reportagem extensasobre a história e popularidade do VLC.
Apesar disso, não foram dados detalhes de quais modificações em específico podem vir para o programa, que deve receber as atualizações dentro dos próximos meses.
De acordo com Kempf, a fundação estuda um modelo de faturamento baseado em publicidade e streaming de conteúdo. Suporte a codecs do tipo AV1 e AV2, que têm ganhado tração com serviços de streaming também está previsto.
Outra novidade é que os desenvolvedores estariam trabalhando em uma maneira de trazer o reprodutor de vídeo online, com uma versão compatível com navegadores web.