Tecnologia

PC em pen drive transforma televisor comum em smart TV

O Cotton Candy, da empresa norueguesa FXI, é um computador em forma de pen drive que permite transformar um televisor comum em TV inteligente

Nanocomputadores Cotton Candy, da FXI  (Divulgação)

Nanocomputadores Cotton Candy, da FXI (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 19 de maio de 2012 às 15h45.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h38.

São Paulo — A empresa norueguesa FXI criou um intrigante computador em forma de pen drive que é capaz de transformar um televisor comum num modelo inteligente, com acesso à internet. O usuário passa a ter, na TV, serviços como YouTube, Netflix e redes sociais, além dos joguinhos.

Dentro do Cotton Candy há um processador do mesmo tipo usado em smartphones e tablets. Nele, roda o sistema Android 4.0.  Numa das pontas do bastão, fica um conector HDMI, que pode ser encaixado num televisor ou monitor. Filmes e fotos serão vistos em resolução full HD (1080p) na tela.

Na outra ponta fica um conector USB, que pode ser inserido na entrada correspondente num computador. Quando isso é feito, o usuário pode rodar aplicativos do sistema Android – como o joguinho Angry Birds – nesse computador. O acesso à internet é feito via Wi-Fi e há uma conexão Bluetooth para teclado e mouse sem fio.

O Cotton Candy vai custar 200 dólares. A FXI deve começar a entregá-lo nos próximos dias. Mas parece que uma empresa chinesa já copiou a ideia. Há alguns dias, uma versão xing-ling, com menos recursos, estava à venda por 74 dólares no site Ali Express. A loja diz que o estoque está esgotado.

Acompanhe tudo sobre:AndroidComputadoresGadgetsGoogleHDsIndústria eletroeletrônicaTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA