Os 10 países com a melhor qualidade do ar e água
Ranking da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) avalia a qualidade do meio ambiente dos 34 países do grupo. Além da qualidade da água,...
Vanessa Barbosa
Publicado em 4 de junho de 2013 às 08h45.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h05.
Beber água direto da torneira e encher os pulmões de ar sem medo de contrair doenças respiratórias. Nos próximos slides você vai conhecer os países com o melhor desempenho nesses quesitos ambientais. A lista foi compilada a partir do relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) dos países com melhor qualidade de vida, levando em conta mais de 11 critérios, de educação à renda, passando por saúde e mobilização comunitária. Aqui, separamos os 10 países com o melhor desempenho ambiental. Além da qualidade da água, foram avaliados, as concetrações de poluentes no ar, como as partículas PM10, quase invisivéis a olho nu mas que fazem estragos na saúde.
Pontuação: 9,7 Entre as economias mais desenvolvidas, a Suécia é país com melhor desempenho ambiental. O nível de concentração atmosférica das PM10, minúsculas partículas poluentes do ar pequenas o suficiente para entrar e causar danos aos pulmões, é de 10 microgramas por metro cúbico, consideravelmente inferiores à média da OCDE, de 21 microgramas por metro cúbico. Além disso, 95% das pessoas dizem estar satisfeitas com a qualidade da água, em comparação com a média da OCDE de 84%.
Pontuação: 9,5 O segundo país com melhor desempenho no quesito ambiental é o Reino Unido. A concentração de PM10 na atmosfera é em média de 13 microgramas por metro cúbico, bem abaixo da média geral. Além disso, 97% das pessoas dizem estar satisfeitas com a qualidade de sua água.
Pontuação: 9,3 Entre as economias mais desenvolvidas, a Alemanha é o terceiro país com a melhor qualidade de água e ar. O nível de emissões atmosféricas de PM10 é de 16 microgramas por metro cúbico, consideravelmente baixa, comparada com a média dos demais países. Além disso, 93% das pessoas dizem estar satisfeitas com a qualidade de sua água. A saúde agradece: em termos de expectativa de vida, quem nasce na Alemanha chega em média aos 81 anos de idade.
Pontuação: 9.2 Quarta colocada na lista, a Noruega registra concentração média de PM10 na atmosfera de 15 microgramas por metro cúbico, mais baixa do que a média do grupo. Em termos de qualidade de água, 96% das pessoas se dizem satisfeitas. A boa preservação do meio ambiente contribui, entre outros fatores, para uma maior expectativa de vida. Quem nasce na Noruega vive em média 81 anos, segundo o ranking da OCDE.
Pontuação: 9.2 A concentração de poluentes PM10 na atmosfera da Islândia é de 16 microgramas por metro cúbico, consideravelmente menor do que o restante da OCDE. Em termos de qualidade da água, 97% das pessoas dizem que estão satisfeitas.
Pontuação: 8,9 O nível de emissões atmosféricas PM10 é de 16 microgramas por metro cúbico, consideravelmente inferior à média dos demais países. A Dinamarca também faz bem em termos de qualidade da água, com 94% das pessoas dizendo que estão satisfeitas com a qualidade de sua água, acimda da média da OECD, de 84%.
Pontuação: 8,7 O nível de poluição atmosférica causado pelas PM10 é de 14 microgramas por metro cúbico, consideravelmente inferiores a média de 21 microgramas por m³ dos demais países da OCDE. A Austrália tem desempenho alto também em termos de qualidade da água: 91% das pessoas aprovam a qualidade da água, superior à média da OCDE de 84%.
Pontuação: 8,8 Na Finlândia, a concentração de PM10 na atmosfera é de 15 microgramas por metro cúbico, bem abaixo da média dos 21 microgramas por metro cúbico dos demais países. Quanto à qualidade da água, 92% das pessoas dizem que estão satisfeitas.
Pontuação: 8,8 O nono país que pontua mais alto em termos de meio ambiente é a Irlanda. Em média, a concentração da micropartículas poluentes PM10 é de 13 microgramas por metro cúbico, abaixo da média do grupo. Entretanto, o estudo destaca que o país poderia ter melhor desempenho em termos de qualidade da água: apenas 84% das pessoas disseram estar satisfeitas, ligeiramente abaixo da média da OCDE, de 85%.
Pontuação: 8,7 Fechando a lista de países da OECD com melhor qualidade do ar e água, aparece a Nova Zelândia. O nível de partículas atmosféricas PM10 é de 12 microgramas por metro cúbico, consideravelmente inferiores a média da OCDE, de 21 microgramas por metro cúbico. Em relação à água, a Nova Zelândia também vai bem, com 88% das pessoas dizendo que estão satisfeitas.