BeReal: antítese ao Instagram, novo aplicativo atrai a geração Z
Tendência do momento, o BeReal promove autenticidade e já acumula quase 7 milhões de instalações
Laura Pancini
Publicado em 2 de maio de 2022 às 12h47.
Última atualização em 3 de maio de 2022 às 10h48.
Esqueça os filtros e poses, é hora de ser real. O BeReal é um dos aplicativos mais baixados das lojas da Apple e Android atualmente, mesmo com uma proposta bastante simples: em algum momento do dia, uma notificação aparece no celular do usuário.
A pessoa tem 2 minutos para postar uma foto usando as câmeras frontal e traseira do celular, mostrando exatamente onde ela está e o que está fazendo no momento.
O usuário, então, escolhe entre compartilhar com os amigos ou com todos os outros milhões de usuários do BeReal. Caso ele atrase para tirar a foto, o app irá indicar quantas horas o post demorou para entrar no ar.
A proposta é o completo oposto de redes sociais como o Instagram — por lá, é a foto perfeita que entra no feed ou nos stories, e são poucos os que mostram uma visão nua e crua do seu dia, realidade que é tão fácil de ver através do BeReal.
A rede social “diferentona” também não tem contagem de seguidores ou qualquer tipo de anúncio, e só é possível ver as fotos dos outros usuários após postar a própria.
Dados do SensorTower mostram que, em cerca de dois anos no ar, o BeReal alcançou 7 milhões de instalações, mas analistas do Apptopia afirmam aoWall Street Journal que a maioria chegou ao app francês neste ano.
A rapidez e autenticidade são os principais atrativos da plataforma, especialmente para os jovens da geração Z. “Você pode ser mais vulnerável”, disse Nathan Carey, um estudante de 22 anos da Irlanda, ao WSJ. Ao invés de imagens selecionadas, explica Carey, o BeReal permite que ele veja as vidas dos amigos como elas são.
Mas, o BeReal pode não ser nada além de uma tendência do momento. As histórias de outros aplicativos, aliás, indicam que o BeReal será esquecido eventualmente. Isso porque, mesmo com uma ideia inovadora, as pessoas eventualmente se cansam da proposta e vão para o próximo app interessante.
O Snapchat, por exemplo, não é mais tão grande entre usuários brasileiros como foi entre 2014 e 2015, e as salas de áudio do Clubhouse eram a promessa de 2021, mas foram replicadas pelos gigantes como Instagram e Twitter.
Para sobreviver no mercado das redes sociais, é necessário muito mais do que uma ideia diferente. Mesmo assim, para os usuários, vale aproveitar o momento e dividir algumas memórias do dia com os amigos no BeReal.
VEJA TAMBÉM
Mastodon: rede social alternativa ao Twitter ganhou 80 mil usuários
Alexa no computador: Amazon lança versão da assistente para Windows