Nova atualização do WhatsApp para Android pode bloquear capturas de tela
WhatsApp: nova atualização apresenta desbloqueio por impressão digital e bloqueio de captura de tela
Maria Eduarda Cury
Publicado em 22 de abril de 2019 às 17h10.
São Paulo - Você se preocupa com capturas de telas das suas conversas no WhatsApp ? Apesar de ter criptografia ponta a ponta na comunicação entre você e o seu destinatário, o que promete evitar a interceptação de conversas por terceiros, o aplicativo ainda está vulnerável a um simples registro de imagem da tela que qualquer smartphone , seja Android ou iPhone , pode fazer em apenas um segundo.
Segundo o site WABetaInfo , que analisa versões preliminares do WhatsApp antes do lançamento, uma futura atualização do aplicativo de mensagens para Android pode impossibilitar que os usuários registrem imagens das conversas, em razão da política de privacidade que o próprio WhatsApp prega.
A nova função, se lançada para todos, atuará em conjunto com a verificação por impressão digital: se o indivíduo permitir a autenticação por esse método, aparecerá uma mensagem na tela onde se lê: "Quando ativada, impressão digital é necessária para abrir o WhatsApp e capturas de tela de conversas são bloqueadas." Porém, ainda será permitido realizar ligações e responder a mensagens mesmo quando o aplicativo estiver bloqueado.
A imagem a seguir, do WABetaInfo, mostra a tela de configuração onde é possível ativar o recurso de digital e bloqueio de capturas de tela.
Nas redes sociais, a reação dos usuários é mais negativa do que positiva: "Você autenticou a segurança por impressão digital, o que significa que a sua conversa está segura. [...] é o seu próprio WhatsApp, você deveria ser capaz de fazer o que quiser.", disse um usuário em seu Twitter .
A nova função ainda está no estágio alfa de desenvolvimento, etapa que antecede testes públicos, mas pode estar presente nos aplicativos de usuários de smartphones Android em uma atualização. Usuários de iPhone já são capazes de desbloquear o aplicativo por identificação facial ou impressão digital, mas ainda não podem bloquear capturar de tela.