Tecnologia

Tesla anuncia baterias de baixo custo para residências e negócios

Elon Musk afirma no lançamento que dois bilhões de baterias poderiam fornecer energia suficiente para as necessidades do planeta

elon musk baterias (Getty Images)

elon musk baterias (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de maio de 2015 às 06h24.

A fabricante de carros elétricos Tesla anunciou sua entrada no mercado de energia, apresentando uma linha de baterias de baixo custo para casas e empresas, que a empresa diz ser a “peça que faltava” na transição para um mundo sustentável energeticamente.

As baterias, que irão custar 3 500 dólares (10 mil reais) nos Estados Unidos, foram lançadas na noite de quinta-feira (30), em uma fábrica da Tesla na Califórnia, por seu fundador e presidente Elon Musk, que classificou a tecnologia como “uma transformação fundamental em como a energia é distribuída pelo planeta.”

Instaladas na parede, com design moderno, as baterias de íon-lítio são desenvolvidas para capturar e armazenar até 10 kWh de energia gerada por painéis solares ou turbinas eólicas. As reservas podem ser utilizadas quando a luz do sol está fraca, durante apagões, ou em horários de pico, quando os custos da eletricidade são mais altos.

A menor Powerwall, como a bateria foi batizada, tem 130 x 68 cm, pequena o suficiente para ser pendurada em uma garagem ou uma parede externa. Até oito baterias podem ser empilhadas em uma casa, afirmou Musk.

As baterias serão inicialmente fabricadas na fábrica da Tesla na Califórnia, mas a produção será transferida para a “gigafábrica” da empresa em Nevada, a partir de 2017.

A fábrica de Nevada será a maior produtora de baterias íon-lítio do mundo, e quer usar a produção em larga escala do aparelho para diminuir os custos de comercialização.

Musk também apresentou a Powerpack, uma bateria de 100 kWh que irá auxiliar fabricas ou grandes armazéns a gerenciar energia solar e eólica ou enviar energia para a rede durante horários de pico.

Segundo o presidente da Tesla, cerca de dois bilhões de Powerpacks poderiam armazenar eletricidade suficiente para atender todas as pessoas do planeta. “Pode parecer um número maluco, mas isso está dentro das condições da humanidade fazer”, afirmou.

A Tesla já abriu as vendas das baterias, cujas primeiras unidades devem ser entregues em agosto.

Acompanhe tudo sobre:Carros elétricosElon MuskINFOMontadorasTesla

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia