Tecnologia

iPad é tablet favorito dos brasileiros, diz pesquisa

O tablet da Apple foi indicado como favorito por 62% das 3 095 pessoas entrevistadas em todas as regiões do país e de classes sociais A, B, C e D


	iPad: a adoção dos tablets pelos brasileiros ainda é baixa
 (Justin Sullivan/AFP)

iPad: a adoção dos tablets pelos brasileiros ainda é baixa (Justin Sullivan/AFP)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 27 de janeiro de 2015 às 17h05.

São Paulo - O iPad é o tablet preferido dos brasileiros, de acordo com um levantamento realizado pela MeSeems, empresa nacional que faz pesquisas de mercado com aplicativos para Android e iOS.

O tablet da Apple foi indicado como favorito por 62% das 3 095 pessoas entrevistadas em todas as regiões do país e de classes sociais A, B, C e D.

Do total de entrevistados, 66% têm entre 18 e 30 anos, dos quais 59% são homens e 41% são mulheres.

Em segundo lugar no ranking aparece a Samsung, com a preferência de 25% do público.

As demais marcas representam 13%.

A pesquisa aponta ainda que o 29% dos respondentes possuem tablet, sendo que 50% têm o dispositivo da Apple, seguido pela Samsung com 29% e Asus com 2%.

Os produtos foram comprados entre seis meses e um ano por 29% dos entrevistados e 33% os compraram há um ou dois anos.

22% têm seus tablets há mais de dois anos. 65% dos respondentes compraram apenas um tablet até hoje.

Sobre a intenção de compra, a grande maioria, com 40% dos respondentes, deseja gastar entre 500 reais e 999 reais em um tablet nos próximos meses; 26% entre 1 mil reais e 1,5 mil reais; 25% até 499 reais; e apenas 3% estão dispostos a gastar mais de 2 mil reais.

O iPad Air 2, modelo mais recente do tablet da Apple, é vendido no Brasil ao custo de 2 080 reais, em sua versão mais básica (16 GB).

O uso prioritário do dispositivo é para a navegação nas redes sociais, segundo 70% dos entrevistados, seguido pela leitura de notícias, com 66%, jogos, com 62% e leitura e envio de e-mails, com 60%.

Já tirar fotos não está entre as principais atividades realizadas por usuários de tablets, uma vez que 30% indicaram usar o aparelho para ver ou registrar imagens.

Contudo, a adoção dos tablets pelos brasileiros ainda é baixa.

Somente 29% dos entrevistados disseram possuir o gadget e, dessas pessoas, 53% afirmaram não ver necessidade de adquirir um, enquanto 24% acham o produto caro e 6% não o consideram prático no dia a dia.

O medo de roubo tem pequena representatividade na decisão de não comprar um tablet, uma vez que foi marcado por apenas 3%.

Fundada em 2013, a MeSeems oferece recompensas para usuários que respondem às pesquisas em seu aplicativo para smartphones com sistemas Android e iOS.

Os prêmios variam entre vale-compras em lojas, créditos para celular e assinatura de serviços de streaming.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGadgetsIndústria eletroeletrônicaINFOiPadiPhoneSamsungTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

CES 2025 apresenta inovações em TVs com IA e MiniLED

Logística de comércio eletrônico cresce e reforça importância na China