Exame Logo

Nossos valleys

O Brasil começa a ver o surgimento de diversos polos de startups inspirados no californiano Silicon Valley. Conheça os grupos que querem seguir os passos e o nome da região americana

belo-horizonte
DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 15h11.

1 _J araqui Valley ( AM )

Em maio, os fundadores da aceleradora FabriQ criaram um mapa da rede de empreendedores de Manaus. No site jaraquivalley.com há 25 startups. O nome remete a um peixe do Rio Negro.

Veja também

2_Açaí Valley ( PA )

O grupo surgiu após o primeiro evento Startup Weekend Belém, em abril. O mapa, em acaivalley.org, mostra mais de 30 startups, além de incubadoras, aceleradoras e um hackerspace em Belém, no Pará, e arredores.

3_Cajuína Valley ( PI )

A bebida regional à base de caju dá nome ao polo que reúne 24 startups, dois grupos de investidores e um espaço de coworking em Teresina. Todos estão no mapa cajuinavalley.com.br.

4_ Jerimum Valley ( RN )

Ingrediente da culinária potiguar, o jerimum, ou abóbora, virou símbolo da comunidade empreendedora no ano passado, que reunia pouco mais de dez empresas. A página no Facebook traz notícias e eventos.

5_Sururu Valley ( Al )

O grupo surgiu em 2012, quando realizou o primeiro encontro em Maceió. Seu nome remete a um conhecido molusco do Nordeste. Reúne mais de 30 startups na capital do estado.

6_Caju Valley ( SE )

O Caju Valley, referência à capital Aracaju, foi criado em 2013 para a divulgação de eventos no estado. Hoje a plataforma cajuvalley.com cadastra startups e reúne parceiros e investidores.

7_ San Pedro Valley ( MG )

Belo Horizonte é um polo de talentos em tecnologia, com mais de 200 startups no sanpedrovalley.org. O nome surgiu em 2011 e é uma referência ao bairro de São Pedro, que concentra muitos escritórios de empresas.

8_ Sapucaí Valley ( MG )

A região conhecida como Vale da Eletrônica tem oito universidades e empresas tech, muitas em Santa Rita do Sapucaí. A região com 20 startups está no mapa sapucaivalley.org.

9_Campinas Valley ( SP )

A Unicamp, uma das maiores universidades do país, ajuda a cidade do interior paulista a ser referência em empreendedorismo. Há mais de uma centena de startups na região, algumas cadastradas no campinasvalley.org.

10_Floripa Valley ( SC )

Em 2013, os fundadores da agência digital Jimmy criaram uma plataforma para unir os empreendedores locais. No mapa floripavalley.com já são mais de 44 empresas registradas.

Ilustração de Uibirá Barelli

Acompanhe tudo sobre:INFOStartups

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame