Tecnologia

Microsoft vai tornar nova interface do Windows 8 mais útil

Será possível usar aplicativos de forma mais eficiente no sistema

Windows (Reprodução)

Windows (Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 11 de abril de 2014 às 20h40.

A Microsoft está trabalhando para tornar a nova interface do Windows 8 mais útil. Um vídeo divulgado pelo setor de pesquisa e desenvolvimento da gigante do software mostra que as Live Tiles (nome dos blocos de aplicativos da interface Modern) irão exibir notificações como número de e-mails não lidos ou o novo comentário que um amigo seu fez em uma publicação no Facebook.

Outra inovação seria mais voltada para a usabilidade. No aplicativo do Outlook, como mostra o vídeo, será possível ver todos os seus e-mails e só abrir o programa quando você tiver escolhido qual é a mensagem que quer acessar. As novidades foram apresentadas por Jiawei Gu, pesquisador do grupo de interação de humanos e máquinas da Microsoft.

A interface Mordern, que já foi chamada de Metro no passado, irá mostrar também uma barra na parte inferior da tela que exibe os softwares que estão em execução no modo de visualização tradicional do Windows — algo que já havia sido anunciado.

É possível que, no futuro, não seja necessário abrir alguns aplicativos para que você possa usá-los, como a calculadora ou o app de previsão do tempo. Contudo, ainda não há uma previsão de lançamento das novidades.

Aplicativos - A Microsoft fez dois anúncios importantes durante a sua conferência anual para desenvolvedores, a Build, realizada em San Francisco, no começo deste mês. A primeira tem foco no crescimento e na unificação do ecossistema móvel do Windows: os apps criados para Windows Phone também funcionarão no Windows 8 para PCs e em outras plataformas da empresa.

O segundo anúncio tem o claro objetivo de aumentar a presença da Microsoft em dispositivos móveis: o Windows Phone será licenciado gratuitamente para fabricantes. A medida faz sentido dentro da estratégia da empresa, que pode agora buscar a liderança do segmento de celulares inteligentes de entrada. Em contrapartida, a companhia pode se tornar uma importante fabricante de smartphones básicos com sistema Android (por meio da Nokia), já que lançou a linha Nokia X no início do ano que tem foco nesse nicho de mercado.

Essas medidas também são parte de um esforço da empresa para atrair usuários ao Windows 8, que vendeu 200 milhões de licenças oficiais desde seu lançamento em outubro de 2012. A companhia tenta aproveitar a oportunidade do fim do suporte do Windows XP, que aconteceu na última terça-feira, para conseguir aumentar o uso do seu sistema para computadores.

Acompanhe tudo sobre:DesktopsEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMicrosoftTabletsTecnologia da informaçãoWindowsWindows 8

Mais de Tecnologia

Redmi Note 13 Pro: preço, detalhes e ficha técnica

ICQ, avô do WhatsApp, encerra suas atividades após 28 anos de funcionamento

Depois da derrapagem, Cruise, de carros autônomos, nomeia novo CEO

Elon Musk confirma terceiro filho com funcionária da Neuralink Shivon Zilis

Mais na Exame