Tecnologia

Microsoft tenta atrair desenvolvedores do iPhone

A Microsoft está distribuindo um pacote de ferramentas que procura facilitar o porte, para o Windows Phone, de aplicativos criados para o iPhone, da rival Apple

Com cerca de 5% do mercado, o Windows Phone está muito atrás do iPhone e do Android. Mas a aliança da Microsoft com a Nokia deve impulsionar as vendas desse sistema (Divulgação)

Com cerca de 5% do mercado, o Windows Phone está muito atrás do iPhone e do Android. Mas a aliança da Microsoft com a Nokia deve impulsionar as vendas desse sistema (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2011 às 11h09.

São Paulo -- A Microsoft está empenhada em atrair desenvolvedores para sua plataforma móvel Windows Phone 7 (WP7) e, assim, tentar diminuir um pouco o atraso em relação aos sistemas operacionais dominantes iOS, da Apple, e Android, do Google. A opção foi começar pelos desenvolvedores que atuam com o iOS, uma vez que a App Store para iPhone é a maior loja de aplicativos no momento, com mais de 333 mil títulos disponíveis para download.

O pacote de ajuda para desenvolvedores iOS inclui uma ferramenta de mapeamento para conversão programas do iOS para o Windows Phone 7; o texto informativo “Windows Phone 7 Guide for iPhone Application Developers”; depoimentos em vídeo de desenvolvedores que portaram aplicativos do iOS para WP7; e uma compilação de recursos-chave para os aplicativos. O pacote está disponível para download num site específico para desenvolvedores.

A ferramenta de mapeamento funciona como um dicionário, traduzindo as interfaces de programação (APIs) do iOS, da Apple, para a linguagem C#, usada no Windows Phone. O programa da Microsoft também converte a documentação correspondente. Inicialmente, a ferramenta mapeia três categorias de APIs da Apple, responsáveis, respectivamente, pelas comunicações via internet e outras redes, pela interface com o usuário e pelo gerenciamento de dados.

E a ideia é que as próximas versões da ferramenta expandam o escopo para mais tipos de APIs, uma vez que os conceitos sejam similares o suficiente para permitir a “tradução”. A Microsoft alerta, entretanto, que os desenvolvedores não devem esperar mapeamento para todas as APIs do iOS, uma vez que as plataformas têm diferentes arquiteturas e interfaces com o usuário distintas.

O próximo passo da Microsoft será criar um pacote de guias e ferramentas para desenvolvedores do Android. O Android Market é a segunda maior loja de aplicativos, com um volume de mais de 206 mil itens. O Windows Phone 7 Marketplace ocupa o sétimo lugar no ranking de lojas de aplicativos, com apenas 11,7 mil aplicativos disponíveis.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneMicrosoftSmartphonesTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Alphabet registra lucro líquido de US$ 23,6 bilhões no segundo trimestre de 2024

Banco do Brasil se torna primeiro emissor Visa para pagamentos por aproximação nos relógios Garmin

CEO da CrowdStrike é convidado a depor no Senado dos EUA sobre falha que afetou PCs Windows

Starlink quer adicionar 7,5 mil novos satélites na rede acessada pelo Brasil

Mais na Exame