Exame Logo

Microsoft processa Samsung por descumprir contrato

Desde o acordo de 2011, Samsung triplicou suas vendas de smartphones e se tornou a líder do segmento

A Microsoft iniciou uma ação judicial contra a Samsung (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2014 às 15h01.

São Paulo - A Microsoft anunciou na sexta-feira que vai processar a fabricante sul-coreana de equipamentos eletrônicos Samsung , acusada de derespeitar as condições de um acordo de patentes.

Em uma mensagem divulgada no site da companhia americana, o advogado David Howard afirmou que a Samsung "utilizou a compra (da fabricante de telefones celulares Nokia) como pretexto para romper seu contratos sobre as modalidades de licenças de patentes de telefonia celular".

Veja também

"A Microsoft iniciou uma ação judicial contra a Samsung" em um tribunal de Nova York para "fazer respeitar o contrato" entre as duas companhias, informou Howard.

O advogado recorda que em 2011 Microsoft e Samsung firmaram um acordo sobre a utilização de suas respectivas patentes. Na ocasião, o grupo sul-coreano aceitou pagar à empresa americana pela utilização de suas patentes utilizadas no sistema Android, do Google.

A Samsung é um dos maiores usuários do Android, presente nos smartphones e nos tablets de uma série de fabricantes.

Em sua ação, a Microsoft pede à Justiça americana que confirme a validade do contrato entre os dois grupos e exige da Samsung indenização pelo atraso nos pagamentos.

Microsoft acusa Samsung de "utilizar a compra (da fabricante de celulares Nokia) como pretexto para romper seu contrato" sobre as licenças de patentes de telefonia celular.

"Curiosamente, Samsung não pediu à Justiça para se pronunciar sobre se a compra da Nokia invalidaria seu contrato com a Microsoft, provavelmente por saber que sua posição não tem base legal", destacou Howard.

Desde o acordo de 2011, Samsung triplicou suas vendas de smartphones e se tornou a líder do segmento, superando a Apple.

No segundo trimestre de 2014, Samsung vendeu 74,3 milhões de aparelhos, abocanhando 25,2% do mercado de smartphones, segundo a consultora IDC.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMicrosoftPatentesSamsungTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame