Tecnologia

Microsoft pagará US$ 775 milhões à IBM para encerrar processo

Microsoft é acusada de vender softwares para a IBM por preços maiores que os de mercado durante os anos 90

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.

A Microsoft pagará uma indenização de 775 milhões de dólares à IBM para encerrar um processo antitruste movido pela fabricante de computadores. A IBM afirma que, nos anos 90, foi prejudicada pela Microsoft, que lhe vendia softwares por valores acima do mercado, o que caracteriza conduta comercial discriminatória. A disputa é um desdobramento de um processo movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra a companhia de Bill Gates.

A Microsoft também é acusada de prejudicar a expansão do sistema operacional OS/2, desenvolvido pela IBM, além de um grupo de aplicativos conhecido como SmartSuite. Por isso, o acordo fechado pelas duas companhias determina que a Microsoft encerre qualquer prática considerada prejudicial aos negócios da IBM nesta área.

A indenização será paga pela Microsoft em uma única parcela. Além disso, estenderá o prazo de pagamento de 75 milhões de dólares devidos pela IBM, por conta de softwares adquiridos pela fabricante de computadores. Os 775 milhões de dólares serão creditados no balanço do segundo trimestre da companhia.

A equipe de Bill Gates ainda está avaliando o impacto do caso sobre a contabilidade da empresa. Em abril, a Microsoft havia anunciado um provisionamento de 550 milhões de dólares para cobrir eventuais indenizações judiciais.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, o acordo é mais um passo dado por Gates para resolver uma série de disputas judiciais com outras empresas, iniciadas a partir das investigações da Justiça americana de supostas práticas de truste. Entre outras conclusões, uma corte dos Estados Unidos constatou que a companhia havia forçado a IBM e a Gateway a pagar preços mais altos pelo sistema operacional Windows que os cobrados de outros fabricantes de computadores.

As denúncias abriram caminho para a abertura de diversos processos contra a Microsoft. Em abril, a empresa anunciou o pagamento de 150 milhões de dólares à Gateway, ao longo dos próximos quatro anos, como indenização pelas práticas comerciais discriminatórias.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025