Tecnologia

Lucro líquido da Totvs cai no 4º tri, mas sobe quase 8% no ano

Entre outubro e dezembro, lucro líquido ficou em 60,7 miçlhões de reais, recuo de 9,1 por cento sobre mesmo período do ano anterior

Totvs aprova Linx assembleia guerra Stone (Reprodução/Divulgação)

Totvs aprova Linx assembleia guerra Stone (Reprodução/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2014 às 17h58.

A empresa de tecnologia Totvs registrou queda no lucro líquido no quarto trimestre em relação a 2012, mas no fechado do ano o resultado subiu quase 8 por cento, impulsionado por um melhor resultado financeiro.

Entre outubro e dezembro, o lucro líquido ficou em 60,7 milhões de reais, recuo de 9,1 por cento sobre o mesmo período do ano anterior, atribuído pela companhia à distribuição de juros sobre capital próprio, este ano declarados no quarto trimestre.

Além disso, os custos operacionais da Totvs cresceram 22 por cento ano a ano, para 146,6 milhões de reais, enquanto as despesas operacionais subiram 24,9 por cento na mesma base de comparação, a 184,2 milhões de reais.

No ano, o lucro foi de 223,1 milhões de reais, avanço de 7,7 por cento sobre 2012, atribuído pela empresa a um melhor resultado financeiro, dada a redução de 20,2 por cento das despesas financeiras no período.

A receita líquida atingiu 431,6 milhões de reais, crescimento anual de 19,4 por cento. No ano, a receita foi de 1,61 bilhão de reais, alta de 14 por cento sobre 2012.

Entre os componentes da receita, as linhas de manutenção e serviços subiram mais de 23 por cento cada uma, representando 78,4 por cento do total da receita líquida.

Em termos setoriais, o maior crescimento do ano veio de distribuição e logística, cuja participação nas receitas aumentaram em 5,5 pontos percentuais. Em contrapartida, o setor de manufatura e serviços financeiros teve sua fatia reduzida em 4,8 pontos percentuais.

"A queda de participação desse segmento na composição da receita total é fruto, principalmente, do processo de consolidação pelo qual esse setor tem passado nos últimos anos", disse a Totvs em sua demonstração financeira, citando também a redução da demanda das gestoras devido ao momento ruim dos mercados de capitais.

"Dentre os segmentos com orientação a serviços, destacamos a demanda pelas nossas soluções para transportadoras, distribuidores e atacarejos, que têm alavancado a participação do segmento de distribuição e logística."

No ano passado, a Totvs deu início a um novo ciclo de aquisições. A soma das receitas das cinco empresas compradas no período - PC Sistemas, PRX, RMS, Seventeen e CiaShop - durante o ano totalizou 89 milhões de reais em 2013.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação) da Totvs foi de 100,8 milhões de reais no quarto trimestre, alta anual de 7,5 por cento. No ano, o aumento foi de 6,4 por cento, a 402 milhões de reais.

A margem Ebitda ficou em 24,9 por cento em 2013, abaixo da meta para o ano, devido à manutenção dos investimentos em linha com o planejado para 2013.

A projeção para o período entre 2013 e 2016 é de uma margem Ebitda de 27 a 30 por cento, de acordo com informações do site de relações com investidores da Totvs.

"A manutenção desses investimentos é fundamental para a criação contínua de novos ciclos de crescimento sustentável da companhia, mesmo que o desempenho de curto prazo da receita fique abaixo do esperado", disse a empresa.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaINFOTecnologia da informaçãoTotvs

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia