Tecnologia

iPhone 5, da Apple, terá sistema de reconhecimento facial

Entre os rumores que cercam o iPhone 5, surgiu um que é bastante intrigante: o usuário vai poder controlá-lo com a boca e os olhos

A Apple diz que o iOS 5 traz 200 modificações em relação ao sistema atual que roda no iPhone, no iPad e no iPod Touch (Reprodução)

A Apple diz que o iOS 5 traz 200 modificações em relação ao sistema atual que roda no iPhone, no iPad e no iPod Touch (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2011 às 10h34.

São Paulo -- A Apple tem planos de incluir uma ferramenta de reconhecimento facial na nova versão do iOS, sistema operacional da companhia para iPhone e iPad. Quem diz isso é o blog americano de tecnologia Mashable. O iOS 5, que deverá ser lançado em setembro junto com o iPhone 5, deverá permitir, por exemplo, que o usuário inicie uma chamada a partir de movimentos dos olhos ou da boca.

Um fato sustenta a hipótese da inclusão da ferramenta. Em 2010, a Apple adquiriu a empresa suíça Polar Rose, especialista em reconhecimento facial. O Mashable aposta, ainda, que a ferramenta rodará a partir de uma API (programa que permite, aos aplicativos, ter acesso a alguma função do sistema operacional), que permitirá a desenvolvedores independentes criar aplicativos que aproveitem o sistema de reconhecimento facial.

A atualização do iOS contará com mais de 1.500 APIs e cerca de 200 novas funções. Entre as novidade está o Newsstand, que levará jornais e revistas assinadas por usuário automaticamente às plataformas portáteis da Apple. Vanity Fair, Esquire, GQ, Oprah, The New York Times, SF Chronicle e Daily Telegraph são algumas das publicações já confirmadas na nova ferramenta.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneiPhone 5SmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia