Tecnologia

iPad lidera mercado de tablets; Samsung supera Kindle

A Apple manteve em 65% de fatia de mercado com a venda de 11,8 milhões de iPad, diz pesquisa

Convidado confere aplicativo de fotos do novo iPad na sala de demonstração após evento de lançamento da Apple, em São Francisco (Robert Galbraith/Reuters)

Convidado confere aplicativo de fotos do novo iPad na sala de demonstração após evento de lançamento da Apple, em São Francisco (Robert Galbraith/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2012 às 19h52.

Los Angeles - O iPad da Apple ampliou sua liderança do mercado global de tablets no início de 2012 enquanto o Kindle Fire perdeu espaço após um início promissor, segundo mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.

A pesquisa da empresa ABI mostrou que a venda total de tablets atingiu 18,2 milhões nos primeiros três meses do ano, o que representa aumento de 185% em relação ao mesmo período do ano passado, mas cerca de 33% menos que no último trimestre do ano, um período marcado pela compra de presentes natalinos.

A Apple manteve em 65% de fatia de mercado com a venda de 11,8 milhões de iPad, que se viu impulsionado por um modelo de terceira geração e pela redução do preço do iPad 2, segundo afirma o relatório.

A Samsung ficou em segundo lugar com 1,1 milhão de unidades vendidas, ou 6% de market share, superando a Amazon, que registrou uma queda de 80% no trimestre em suas vendas do Kindle Fire, segundo a ABI.

A empresa especializada em pesquisas de tecnologia não deu números concretos para o Kindle Fire, afirmando que a Amazon não publica dados de venda do dispositivo, mas a pesquisa concordou com outras informações que apontam para a perda do ritmo nas vendas do Kindle nos últimos meses.


O analista da ABI Jeff Orr afirma que a Amazon realizou um bom trabalho de marketing durante o lançamento do Kindle Fire no Natal do ano passado, mas não manteve o impulso de forma continuada.

O Kindle "parecia algo com as capacidades do iPad, mas a um preço menor", afirmou.

"Mas não se traduziu em algo que revertesse o ciclo de comportamento normal do mercado", afirmou Orr. "Seria interessante ver o que acontecerá neste trimestre".

Orr afirma que a Apple e a Samsung "demonstraram ter capacidade de se manter na liderança, enquanto outros fabricantes de tablets aparecem e desaparecem como a maré".

Outros fabricantes de tablets, como a Research in Motion (RIM), conseguiu um salto nas vendas de 233% e a Lenovo de 107% em relação ao último trimestre, ajudados por lançamentos de produtos.

Fabricantes como Dell, Hewlett-Packard e LG estão redesenhando seus tablets para lançamentos em meados deste ano, utilizando o sistema operacional do Google, Android, ou a plataforma Windows 8.

Acompanhe tudo sobre:AppleiPadiPhoneTablets

Mais de Tecnologia

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal