Exame Logo

iOS 8.1 já está disponível com Apple Pay e Galeria do iCloud

A Apple liberou hoje o iOS 8.1 para iPhone e iPad. A atualização traz de volta o rolo da câmera e introduz a biblioteca de fotos do iCloud e o Apple Pay

Craig Federighi: o vice-presidente da Apple anunciou o iOS 8.1 na semana passada (Justin Sullivan/Getty Images)

Maurício Grego

Publicado em 20 de outubro de 2014 às 17h16.

São Paulo -- A Apple liberou hoje o iOS 8.1, que foi anunciado na semana passada junto com o iPad Air 2 e o iPad mini 3. Essa atualização do sistema operacional traz o rolo da câmera de volta ao iPhone e ao iPad e introduz a biblioteca de fotos do iCloud e o Apple Pay.

A volta do rolo da câmera atende às reclamações de usuários que ficaram perdidos com sua eliminação do iOS 8. O rolo da câmera, que é parte do app Fotos, é simples. Ele separa fotos locais daquelas armazenadas no iCloud.

Já o novo Fotos apresenta todas as imagens em ordem cronológica. Agora, o rolo da câmera vai fazer parte do app novamente, para quem preferir usar esse recurso.

A Biblioteca de Fotos do iCloud já vinha sendo testada por alguns usuários. Com a atualização de hoje, ela deve ser liberada para todos.

O que ela faz é manter cópias de todas as fotos do usuários no iCloud – desde que haja espaço suficiente na conta da pessoa. É diferente do antigo Photo Stream, que mantinha cópias das mil fotos mais recentes apenas.

A Apple oferece 5 gigabytes no iCloud a cada usuário de seus produtos. É provável que a Biblioteca de Fotos leve mais gente a exceder esse limite. Nesse caso, é possível contratar espaço extra. Por uma mensalidade de 0,99 dólar, conseguem-se mais 20 gigabytes.

Apple Pay

O serviço de pagamentos Apple Pay, maior novidade do iOS 8.1, vai funcionar apenas nos Estados Unidos por enquanto. E ele será compatível apenas com os dispositivos móveis que a Apple anunciou neste ano: iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad Air 2, iPad mini 3 e Apple Watch.

Quem tiver um desses aparelhos e estiver nos Estados Unidos poderá usar o Apple Pay para uma variedade de pagamentos. Bastará aproximar o dispositivo de um terminal e colocar o dedo no leitor de impressões digitais para completar a operação.

Além de trazer essas novidades, o iOS 8.1 deve corrigir uma série de bugs no sistema. A atualização já está disponível. Ela tem cerca de 110 megabytes. Por isso, convém baixá-la com o smartphone ou tablet conectado à internet via Wi-Fi.

A atualização deve ser oferecida pelo sistema em algum momento. Quem estiver com pressa pode abrir o app Ajustes e tocar em Geral e, depois, em Atualização de Software.

(Texto atualizado às 18h)

São Paulo - Em um evento realizado hoje, a Apple mostrou seus novos modelos de iPad . Tanto o gadget maior, o iPad Air, quanto o iPad mini foram atualizados e ganharam sensor de impressões digitais e outros acréscimos. A empresa, no entanto, parece estar focando muito mais o Air. Confira a seguir imagens mostrando as novidades de ambos os modelos.
  • 2. Magrinho

    2 /13(Divulgação/Apple)

  • Veja também

    Talvez a maior surpresa do anúncio seja a espessura do iPad Air 2. Alguns rumores apontavam para uma diminuição na sua espessura. O que se falava era que ele perderia 0,5 mm, indo de 7,5 mm para 7 mm. A Apple, no entanto, anunciou o iPad Air 2 com 6,1 mm. Com isso, ele é o tablet mais fino do mercado. E, realmente, é fino para caramba!
  • 3. Touch ID

    3 /13(Divulgação/Apple)

  • No iPad Air 2, será a primeira vez que o Touch ID (o leitor de digitais da Apple) aparecerá em um tablet. Antes, ele era restrito aos smartphones -- ele estreou no iPhone 5s e também apareceu no iPhone 6. Ele poderá ser usado para compras online pelo sistema Apple Pay. Além disso, ele pode desbloquear o iPad ou ser usado como autenticação dentro da App Store, a loja de aplicativos do iOS.
  • 4. iOS 8

    4 /13(Divulgação/Apple)

    O iPad Air 2, como era de se esperar, virá rodando o sistema iOS 8. Ele foi lançado pela Apple para acompanhar o iPhone 6. Outra novidade do evento de lançamento foi a informação que na próxima semana será lançada a versão 8.1 do iOS. Com ela, os consumidores poderão, enfim, usar o Apple Pay.
  • 5. Processamento

    5 /13(Divulgação/Apple)

    Por dentro, o iPad Air 2 também tem novidades. Ele virá com um processador A8X. Ele será uma versão melhorada do A8, que acompanha os iPhones 6. Ele deve ter resultados melhores em processamento gráfico. De acordo com a Apple, ele tem processamento gráfico 180 vezes mais potente do que o primeiro iPad.
  • 6. Câmera

    6 /13(Divulgação/Apple)

    Outro upgrade interessante para o iPad Air é na câmera. Ela pulou de 5 MP para 8 MP. Além disso, a câmera é capaz de capturar panorâmicas ou fazer uma sequência de diversas fotos ao manter o votão pressionado. Esses recursos não estavam disponíveis na versão anterior do iPad Air e chegam graças ao iOS 8.
  • 7. Tela

    7 /13(Reprodução/Apple)

    Nas especificações, não houve grandes mudanças na tela. O iPad Air 2 continua com 9,7 polegadas e resolução de 2.048 x 1.536 pixels. Mas a Apple fez pequenas mudanças. A empresa diz ter retirado a pequena camada de ar entre a tela em si e o painel. Com isso, os usuários devem ter a impressão de estar tocando diretamente os pixels. Outra novidade é uma tecnologia anti-reflexo implantada no iPad Air 2. Isso deve diminuir os reflexos e melhorar a experiência de uso e leitura no tablet -- principalmente ao ar livre.
  • 8. iPad mini 3

    8 /13(Justin Sullivan/Getty Images)

    Além do iPad Air 2, a Apple também anunciou o lançamento do iPad mini 3. Ele vem com algumas poucas e discretas mudanças em relação à geração anterior. Aparentemente, a Apple está dando muito mais atenção ao seu produto com tela maior do que ao pequeno. Isso pode indicar que a empresa espera uma queda nas vendas do tablet após o lançamento de dois modelos de iPhone maiores, que, de certa forma, se aproximam do iPad mini. Veja as novidades a seguir.
  • 9. Touch ID

    9 /13(Divulgação/Apple)

    A maior novidade no iPad mini 3 é, certamente, a chegada do Touch ID. O leitor de impressões digitais será usado da mesma forma e com as mesmas possibilidades do iPad Air 2. A chegada do sensor já havia sido prevista em diversos vazamentos sobre o tablet.
  • 10. Câmera

    10 /13(Divulgação/Apple)

    Ao contrário do iPad Air 2, o iPad mini 3 não teve melhoras em sua câmera. Ela continua, assim como era na versão anterior, com 5 MP. Graças às novidades do iOS 8, porém, ela poderá ser usada para fazer fotos panorâmicas e vídeo em time lapse.
  • 11. Processador

    11 /13(Divulgação/Apple)

    Por dentro, o iPad mini 3 mudou pouco. Esse é um dos maiores indícios de que a Apple está deixando ele de lado. O processador continua o mesmo da versão anterior, o A7. A empresa não quis nem adotar o A8, do iPhone 6, nem o A8X, que virá no iPad Air 2.
  • 12. Nova cor

    12 /13(Justin Sullivan/Getty Images)

    A última novidade, que vale tanto para o iPad mini 3 (na foto), quanto para o iPad Air 2, é que eles estarão disponíveis em dourado. No total, portanto, serão três cores. Branco com o fundo prateado, branco com o fundo dourado ou preto com o fundo preto.
  • 13. Preço e disponbilidade

    13 /13(Justin Sullivan/Getty Images)

    Os novos modelos de iPad serão lançado na semana que vem, nos Estados Unidos. O iPad Air 2 será vendido a partir de 499 dólares. Esse preço vale para o modelo de 16 GB, sem conexão à rede móvel. O iPad mini 2 será vendido a partir de 399 dólares. Esse preço também vale para o modelo de 16 GB somente com Wi-Fi.
  • Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiCloudiOSiPadiPhoneiPodSmartphonesSoftwareTabletsTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame