Tecnologia

Inovattio INO 1010

O Inovattio INO-1010 não é um computador para a sua casa, mas, sim, para a sua empresa. O aparelho foi criado para ter um baixo consumo de energia e grande durabilidade de uso. Ele não é dos mais potentes, mas como o foco é a produtividade, isso não chega a ser um ponto negativo. O […]

Ino

Ino

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2014 às 19h57.

logo-infolab

O Inovattio INO-1010 não é um computador para a sua casa, mas, sim, para a sua empresa. O aparelho foi criado para ter um baixo consumo de energia e grande durabilidade de uso.

Ele não é dos mais potentes, mas como o foco é a produtividade, isso não chega a ser um ponto negativo. O computador é equipado com processador Intel Core 2 Duo, memória RAM de 4 GB, 500 GB de armazenamento e vem com o Windows 7 64 bits. Não possui placa de vídeo dedicada.

O aparelho é ideal para quem precisa de um PC que fique ligado durante muito tempo, já que é hábito de muitos funcionários não desligar a própria máquina.

Design

O Inovattio é um tudo em um, ou seja, o monitor também faz o papel de torre de CPU. Ele tem uma tela mediana, com 22 polegadas e resolução de 1680 por 1050p.

O curioso é que esse modelo tem um suporte em forma de cone, que parece um chapéu de festa, em que ficam todos os componentes do PC. Segundo os desenvolvedores isso serve para uma melhor ventilação e refrigeração dos circuitos. Nos testes do INFOlab, o computador não esquentou consideravelmente, o que é um ponto positivo já que a maioria desta categoria costuma esquentar durantes os benchmarks.

O topo desse cone é removível e dá acesso às antenas do produto (Wi-Fi e Bluetooth) e aos demais componentes do PC.

As caixas de som estão alocadas na parte inferior da traseira do computador. Essas saídas de som se parecem com um trevo de quatro folhas.  

O produto está disponível em quatro cores: branco, preto, marron e azul escuro.

Hardware

A placa-mãe conta uma tecnologia patenteada pela empresa com o nome de Tecnologia Sobreposta. Ela consiste em uma construção em esquema de 8 camadas sobrespostas com contatos banhados a ouro, o que reduz a quantidade de componentes e melhora a velocidade de comunicação entre os elementos. Os elementos elétricos da placa foram selecionados para que ela durasse mais tempo (ausência de capacitores). É essa construção que favorece o baixo consumo do computador. Vale ressaltar que a tecnologia é brasileira.

Ele atinge 68 watts de consumo. Um computador convencional deste porte pode gastar algo em torno de 600 watts. A economia é considerável. 

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Para permanecer ligado por longos períodos, há uma prevenção contra desastres elétricos: uma fonte de 19V parecida como a de um notebook. Isso serve para fazer a estabilização da energia vinda para o dispositivo.

A quantidade de conexões para periféricos agrada: são 10 conexões USB (2.0). Até mesmo o teclado do aparelho tem 2 entradas USB. Foram consideradas na avaliação as conexões de áudio óptica, serial e notavelmente Firewire que ele tem como extras. Há também slot para para cartão microSD na placa-mãe. No entanto, o computador peca pela falta de saída HDMI. Outros desktops tudo em um que passaram pelo INFOlab também tinham saídas de vídeo com transmissão em alta definição, mas nesse caso a saída do produto é D-Sub (VGA).

 

Benchmarks

Por não ser um computador com configuração topo de linha e ser dedicado a trabalhos empresariais, o Inovattio não conseguiu  bons resultados nos benchmarks.

PC Mark 7 – 1.475 pontos
Geekbench - 2.725 pontos

Considerações Finais

Se compararmos com os outros computadores tudo em um testados pelo INFOlab, o Inovattio INO-1010 perderia na maioria dos aspectos. Contudo, o propósito da fabricante é totalmente diferente dos demais, já que tem foco em empresas.

Sua configuração permite que ele seja utilizado no uso cotidiano empresarial sem problemas (internet, e-mails, vídeos, edição de texto, entre outros).

A adaptação feita com na placa-mãe para refrigeração e economia de energia do aparelho são diferenciais notáveis e podem ser considerados pontos positivos para quem precisa de um computador ligado constantemente. Além de empresas, quem deixa o PC sempre ligado para, por exemplo, gerenciar um sistema de monitoramento de vídeo, ele pode ser uma boa escolha.

O aparelho é vendido diretamente pela fabricante e seu valor varia entre 2.799 reais 3.149 reais. Seu preço é mais baixo que a maioria dos outros modelos tudo em um, o que é benéfico especialmente se a ideia for comprar o produto em larga escala. A empresa informa que na compra de 10 aparelhos, um chega a sair “de graça”. Se as suas necessidades se adequam às supracitadas, esse computador pode ser a escolha certa para você. 

 

 

Edição 15/02 - Correções da grafia do nome do produto, sistema operacional e adição de informações de conexões. 

Ficha técnica

ProcessadorIntel Core 2 Duo Processor P8600 - 2,4GHz (2 núcleos e 2 threads)
Placa-mãeMINI-ITX (proprietária)
Memória RAM4 GB DDR3 1333
HD500 SATA2 7200RPM

Avaliação técnica

PrósEconomia de energia e construção diferenciada (desenvolvimento brasileiro). Quantidade acima da média de entradas USB e Dual LAN.
ContrasConfiguração é fraca e visual não agrada a todos
ConclusãoÓtima escolha para quem precisa de um computador ligado por longos períodos
Configuração6,5
Vídeo e áudio6,8
Design7,5
Conectividade8
Média7.0
PreçoR$ 2.799
Acompanhe tudo sobre:ComputadoresDesktopsReviews INFO

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble