Conheça o Galaxy Note II e outras 5 novidades da Samsung
A Samsung apresentou hoje uma nova safra de produtos que inclui o Galaxy Note II, uma câmera com Android e três tablets com Windows 8
Maurício Grego
Publicado em 30 de agosto de 2012 às 18h03.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h19.
Quando o primeiro Galaxy Note surgiu, um ano atrás, pouca gente deu importância àquele aparelho esquisito, grande demais para ser um smartphone e muito pequeno para ser considerado um tablet. Mas o phablet (mistura de smartphone com tablet) da Samsung foi um sucesso e inaugurou uma nova categoria de aparelhos. O Galaxy Note II chega para sucedê-lo. O novo modelo traz tela de alta definição de 5,5 polegadas, ligeiramente maior que a do primeiro Galaxy Note. Como seu antecessor, ele vem com a canetinha S Pen, para anotações e desenhos. Mas há novidades nela. Agora, quando o usuário remove a caneta do suporte no smartphone, um bloco de notas é exibido automaticamente na tela. Um poderoso processador de quatro núcleos e o sistema Android 4.1 Jelly Bean completam o Galaxy Note II. As vendas devem começar em outubro na Europa.
A ideia de uma câmera digital com Android e acesso à internet não é nova (há pelo menos um modelo da Nikon e outro da Polaroid com essas características), mas é genial. Essas câmeras combinam qualidade de imagem superior à dos smartphones com a possibilidade de compartilhar as fotos imediatamente nas redes sociais. Além disso, permitem instalar aplicativos para editar as imagens e aplicar efeitos a elas. Essa é a proposta da nova Galaxy Camera, da Samsung. A Galaxy Camera tem formato compacto e pesa 305 gramas. Sua lente tem zoom óptico 21x e estabilizador óptico. O sensor de imagem é de 16 megapixels. Atrás, fica uma enorme tela de 4,8 polegadas, o mesmo tamanho da tela do smartphone Galaxy S III. E quase todos os controles são acionados por meio de toques nessa tela. A câmera tem conexões 3G, 4G LTE e Wi-Fi, além de GPS. O sistema operacional é o Android 4.1 Jelly Bean. A Samsung não divulgou quando a câmera começa a ser vendida.
Dispositivos híbridos, que podem ser usados como tablet e notebook, são uma categoria em ascensão. A Asus já faz algum sucesso com sua linha Transformer, que roda Android, e a Microsoft escolheu esse formato para os dispositivos Surface. Agora, é a vez da Samsung. Os híbridos ATIV Smart PC e ATIV Smart PC Pro rodam Windows 8. Isso significa que podem receber os aplicativos típicos dos PCs, de que muitos profissionais dependem no dia-a-dia. Também podem rodar os apps criados para os tablets com Windows. Os dois modelos possuem teclado destacável e também a caneta S Pen, usada na linha Galaxy Note. Capaz de reconhecer 1.024 níveis de pressão na tela, ela pode ser usada por designers em trabalhos elaborados. Os dois dispositivos têm tela de 11,6 polegadas e são parecidos entre si. Ambos têm conexões Wi-Fi, 3G e 4G LTE. A diferença é que o ATIV Smart PC Pro tem processador mais potente. Por isso, ele é, também, ligeiramente mais espesso e, nele, a carga da bateria dura um pouco menos. Ambos devem começar a ser vendidos em alguns países no final de outubro, após o lançamento do Windows 8.
O ATIV Tab, com tela de 10,1 polegadas, vai ser o tablet com Windows RT da Samsung. Essa versão simplificada do Windows vai rodar aplicativos desenvolvidos para o Windows 8, mas não aqueles criados para as versões anteriores do sistema. Como outros modelos baseados no Windows RT, ele virá com o pacote de aplicativos Office (PowerPoint, Word, Excel e OneNote), da Microsoft, já instalado. O tablet pesa 570 gramas e tem 8,9 milímetros de espessura. Fora isso, o ATIV Tab terá as características usuais nesses aparelhos: duas câmeras, GPS, vários sensores e conexões Bluetooth, NFC e Wi-Fi. Esse modelo não terá conexão celular. Embora a Samsung não tenha dito quando o ATIV Tab chega as lojas, o final de outubro é uma boa aposta, ao menos nos Estados Unidos e na Europa.
A Samsung saiu à frente da Nokia – que deve apresentar novos smartphones na próxima semana – e anunciou o primeiro aparelho com Windows Phone 8. Com tela de 4,8 polegadas, o ATIV S tem o mesmo tamanho do Galaxy S III. Vai ter processador de dois núcleos e câmera principal de 8 megapixels com foco automático. O ATIV S deve ser oferecido em duas opções de armazenamento: 16 GB ou 32 GB, mas o espaço poderá ser ampliado com o acréscimo de um cartão MicroSD. Outras características usuais também estão lá, incluindo um transceptor NFC para pagamentos por aproximação. Mas não há suporte a redes celulares 4G. A Samsung não divulgou quando começa a vender o aparelho.