Tecnologia

Futuro Galaxy terá processador de 64 bits como o iPhone 5s

A Samsung está desenvolvendo um processador de 64 bits para smartphones, confirma o CEO JK Shin

Phil Schiller apresenta o iPhone 5s: a Samsung também terá processador de 64 bits (Justin Sullivan / Getty Images)

Phil Schiller apresenta o iPhone 5s: a Samsung também terá processador de 64 bits (Justin Sullivan / Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 13 de setembro de 2013 às 09h51.

São Paulo -- Uma das inovações mais importantes do iPhone 5s fica escondida em seu interior. O novo chip A7 é o primeiro processador para smartphones com arquitetura de 64 bits. JK Shin, CEO da Samsung, reconheceu a importância desse avanço ao revelar que a empresa sul-coreana também terá smartphones de 64 bits.

“Não imediatamente. Mas, sim, nossos próximos smartphones terão processador de 64 bits”, teria dito Shin durante uma reunião corporativa, segundo relato do jornal Korea Times. Ele também disse que a Samsung vai reforçar sua atuação na China e no Japão, dois mercados que são alvo de uma ofensiva da Apple no momento.

Os benefícios da transição de 32 para 64 bits não aparecem de imediato. Mas eles virão com o tempo, como já aconteceu nos PCs. Os fabricantes poderão desenvolver smartphones com mais de 4 GB de memória RAM, o limite imposto pela arquitetura de 32 bits. Isso, por sua vez, vai viabilizar a criação de aplicativos mais avançados. 

A declaração de Shin não deixa claro quando o processador de 64 bits da Samsung vai chegar. Como ele diz que não será logo, é possível que esse chip não esteja pronto para uso no Galaxy S5, que a empresa deve anunciar no primeiro semestre de 2014. Mas ele pode virar realidade no Galaxy Note 4, no segundo semestre.

Para isso, o Google terá de mexer no sistema Android. A versão atual não suporta processadores de 64 bits.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesChipsEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGalaxyGalaxy NoteGalaxy S8Indústria eletroeletrônicaSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia