Firefox OS 1.1 traz corretor automático e nova barra de busca
Update ainda traz ao sistema outras funcionalidades simples que ficaram faltando na versão original
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2013 às 17h16.
São Paulo Pouco mais de um mês depois do lançamento oficial, o Firefox OS recebeu nesta quarta-feira sua primeira atualização. O update traz ao sistema algumas funcionalidades simples, mas que ficaram faltando na versão original, como corretor automático no teclado, suporte a MMS e relocação do sistema de busca para a tela inicial.
O update foi anunciado em um post no blog da Mozilla, e a primeira novidade citada aqui não deve diferir muito das funcionalidades utilizadas em outros sistemas operacionais uma palavra digitada incorretamente é substituída automaticamente pela correta. Já a segunda vem da época pré-smartphones, e permitirá aos aparelhos com o Firefox OS receber mensagens com vídeos e fotos.
Por fim, a terceira é um pouco mais específica, e resolve um dos problemas do SO original. Nele, a barra de pesquisa para aplicativos ficava escondida, e era preciso acessar o menu de apps e deslizar a tela para o lado para visualizá-la.
A atualização, claro, não se limita a essas três funcionalidades, e se estende por uma lista de centenas de correções e adições. Outras que ainda valem a menção são o suporte a uma API de notificações Push e melhorias no gerenciamento de contatos é possível agora adicionar um telefone à agenda a partir da lista de chamadas, por exemplo.
Há ainda um aumento na performance, que, segundo a Mozilla, deve diminuir o tempo de carregamento de aplicações e suavizar o arrastar de páginas. Nos próprios, apps, aliás, também foram feitas mudanças: o Firefox passa a permitir downloads de arquivos e o Calendário facilita a criação de eventos basta tocar no dia desejado.
Firefox OS no Brasil O sistema operacional da Mozilla ainda não fez sua estreia por aqui, mas isso deve acontecer em breve. Segundo a própria empresa, os primeiros aparelhos com Firefox OS devem chegar ao Brasil e a mais três países da América Latina até o fim deste ano. A parceria será com a Telefônica (Vivo, por aqui), a mesma responsável por lançamentos do sistema em outras regiões.
Por ora, apenas dois dispositivos com o SO estão no mercado, e são vendidos em países como Venezuela, Colômbia e Espanha. O Open, da ZTE, foi o primeiro a chegar, custando 105 dólares na Colômbia (mais ou menos 231 reais) e 80 dólares nos Estados Unidos (cerca de 176 reais), onde teve a primeira leva esgotada. As configurações são típicas de um smartphone de entrada alvo principal do sistema , e incluem tela de 3,5 polegadas, processador Qualcomm Snapdragon de um núcleo de 1 GHz, 256 de RAM e 512 MB de memória interna, expansível por cartão de memória de até 4 GB.
O outro aparelho é o Fire, da Alcatel, que possui basicamente as mesmas especificações técnicas e é ligeiramente maior. Os dois smartphones não são os únicos com o Firefox OS, e a Mozilla tem ainda dois voltados apenas para desenvolvedores, criados em parceria com a Geeksphone os primeiros de fato a receberem o sistema operacional e a atualização para a versão 1.1.