Falha no Google Chrome pode deletar dados de 2,5 bilhões de usuários
Usuários de Chrome 79 no Android relataram que dados desapareceram do sistema
Maria Eduarda Cury
Publicado em 17 de dezembro de 2019 às 12h58.
São Paulo - Nesta semana, usuários de uma versão para celular do navegador Google Chrome relataram que dados de aplicativos estavam desaparecendo. A falha foi detectada na última atualização do Chrome 79 para smartphones Android . Quando o usuário abria um link em aplicativos como Instagram e Twitter , ele não conseguia mais ver informações previamente registradas, como senhas ou histórico de navegação.
O sistema interno do Android, chamado de WebView, é utilizado para que os usuários não precisem sair dos apps ao serem redirecionados para um link externo. Além de facilitar a navegação, seu uso consome menos bateria do dispositivo.
O Google reconheceu o problema e pausou a atualização do software, a fim de evitar que cerca de 2,5 bilhões de usuários do Chrome 79 ao redor do mundo percam seus dados, mas ainda não sabem como solucionar o problema.
Tobias Sargeant, engenheiro de software do Google, comentou no fórum do Chromium que a empresa está discutindo a melhor solução, que inclui: "a) continuar a migração, movendo os arquivos perdidos para seus novos locais; b) reverter a mudança, movendo os arquivos migrados para seus locais antigos", disse Sargeant. O Google está realizando testes para solucionar o problema, e a próxima atualização já deve reverter a situação.