Facebook cria nova unidade de tempo
Inspirado no cinema, o flick nasceu para ajudar programadores
Lucas Agrela
Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 15h01.
São Paulo – O Facebook criou uma nova unidade de tempo para lidar com a programação necessária para a criação de conteúdo para realidade virtual . Em vez de usar segundos ou frações de segundos, a empresa criou o flick, uma unidade de tempo mais precisa do que a usada no cinema.
Em filmes, as gravações acontecem em 24 frames por segundo. Ou seja, a cada segundo, 24 imagens são exibidas para gerar a impressão visual de movimento. Com isso, cada imagem aparece a cada 0,04166666667 segundo.
O problema desse número para a programação é a repetição de casas decimais. Essa formação numérica dificulta a vida dos programadores no processo de criação de conteúdos para a realidade virtual–lembrando que o Facebook é dono da Oculus VR, empresa especializada nesse segmento e criadora do Oculus Rift, um dispositivo feito para ser usado no computador para ver imagens imersivas em 360 graus.
Com o flick, o tempo de intervalo entre cenas de um filme gravado em 24 quadros por segundo pode ser representado por um número mais simples: 29.400.000 flicks. Em jogos a 60 fps, o valor seria 11.760.000.
O projeto foi compartilhado por Christopher Horvath no GitHub e pode ser usado total ou parcialmente.