Tecnologia

Facebook cria nova unidade de tempo

Inspirado no cinema, o flick nasceu para ajudar programadores

 (Wavetop/Thinkstock)

(Wavetop/Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 15h01.

São Paulo – O Facebook criou uma nova unidade de tempo para lidar com a programação necessária para a criação de conteúdo para realidade virtual. Em vez de usar segundos ou frações de segundos, a empresa criou o flick, uma unidade de tempo mais precisa do que a usada no cinema.

Em filmes, as gravações acontecem em 24 frames por segundo. Ou seja, a cada segundo, 24 imagens são exibidas para gerar a impressão visual de movimento. Com isso, cada imagem aparece a cada 0,04166666667 segundo.

O problema desse número para a programação é a repetição de casas decimais. Essa formação numérica dificulta a vida dos programadores no processo de criação de conteúdos para a realidade virtual–lembrando que o Facebook é dono da Oculus VR, empresa especializada nesse segmento e criadora do Oculus Rift, um dispositivo feito para ser usado no computador para ver imagens imersivas em 360 graus.

Com o flick, o tempo de intervalo entre cenas de um filme gravado em 24 quadros por segundo pode ser representado por um número mais simples: 29.400.000 flicks. Em jogos a 60 fps, o valor seria 11.760.000.

O projeto foi compartilhado por Christopher Horvath no GitHub e pode ser usado total ou parcialmente.

Acompanhe tudo sobre:FacebookProgramadoresRealidade virtual

Mais de Tecnologia

Roblox fora do ar? Jogo passa por instabilidades nesta sexta-feira

TikTok diz ter assinado acordos para criar nova joint venture nos EUA

Meta testa limite de links no Facebook para usuários sem conta verificada

Dois anos depois, Apple Vision Pro começa a ganhar tração no mercado