Tecnologia

Facebook anuncia serviço de compras coletivas Deals

A concorrência está ficando mais acirrada nas compras coletivas. Depois do Google, agora é o Facebook que anuncia seu serviço Deals, que funciona integrado à rede social

Mark Zuckerberg: o nome Deals começou a ser usado pelo Facebook em novembro, quando a rede social ganhou um recurso que permite, a lojas e restaurantes, enviar ofertas aos smartphones dos usuários (Kimberly White / Getty Images)

Mark Zuckerberg: o nome Deals começou a ser usado pelo Facebook em novembro, quando a rede social ganhou um recurso que permite, a lojas e restaurantes, enviar ofertas aos smartphones dos usuários (Kimberly White / Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 26 de abril de 2011 às 13h28.

São Paulo — O Facebook está inaugurando seu próprio serviço de compras coletivas, o Deals. A estreia acontece apenas um dia depois de o Google lançar seu site Google Offers, outro competidor nessa próspera modalidade de comércio online, hoje liderada pelo Groupon.

Por enquanto, o Facebook Deals está em teste nas cidades americanas de Atlanta, Austin, Dallas, São Diego e São Francisco. O serviço tem a peculiaridade de funcionar integrado à rede social. Em vez de entrar num site específico, o usuário interessado nas ofertas deverá clicar numa aba que vai ser exibida na sua página no Facebook. As ofertas também devem aparecem em páginas institucionais de empresas que vendem os produtos.

O usuário vai poder ativar o recebimento de ofertas por e-mail, e terá a opção de compartilhá-las com os amigos. Nesse caso, os itens compartilhados vão aparecer entre as atualizações desses amigos. Com 600 milhões de usuários cadastrados, o Facebook deve, é claro, deixar os concorrentes mais que preocupados. Embora alguns sites de compras coletivas utilizem o sistema de autenticação do Facebook, o Deals deverá ter um nível de integração muito maior com a rede social.

Outro detalhe é que o serviço abre caminho para transformar os créditos do Facebook numa moeda virtual com uso bastante mais amplo. Hoje eles servem para a compra de bens virtuais em jogos e para coisas como a aquisição de filmes por download. Agora, os créditos poderão ser empregados também para a compra dos produtos oferecidos no Deals.

O anúncio do novo serviço não é surpresa, já que o Facebook vinha caminhando nessa direção havia algum tempo. Em novembro, a empresa anunciou um recurso que permite, a estabelecimentos comerciais, enviar ofertas ao smartphone dos clientes quando eles fazem check-in nesses lugares usando o Facebook Places. Em janeiro, esse recurso, que antes só estava disponível nos Estados Unidos, foi expandido para Canada, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.

O Facebook Deals opera em parceria com outros sites de compras coletivas americanos. A lista de parceiros é longa e inclui aDealio, Gilt City, HomeRun, KGB Deals, OpenTable, Plum District, PopSugar City, ReachLocal, Tippr, Viagogo e Zozi. Muitas das ofertas que aparecem para os usuários vêm, na verdade, desses parceiros.

Acompanhe tudo sobre:Compras coletivasEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Galaxy S24 Ultra: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro ou 15 Pro Max: qual vale mais a pena na Black Friday?

Xiaomi Poco X6: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

Moto G24 Power: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?