Tecnologia

Como fazer chamada de vídeo: 5 aplicativos para celular e computador

Gosta de trabalhar em home office ou quer só ligar para um contato mais querido? Veja os melhores apps para turbinar a sua videochamada

 (10'000 Hours/Getty Images)

(10'000 Hours/Getty Images)

Rafael Arbulu
Rafael Arbulu

Redator freelancer

Publicado em 27 de maio de 2024 às 18h29.

Última atualização em 27 de maio de 2024 às 19h18.

  • Saiba como iniciar videochamadas em cada app e aproveite as funcionalidades exclusivas de cada plataforma.
  • Explore as vantagens e as desvantagens dos principais aplicativos, incluindo WhatsApp, FaceTime, Zoom, Google Meet e Microsoft Teams.

As videochamadas vieram para ficar: seja para facilitar a comunicação em um trabalho remoto, seja para se manter à disposição de familiares e amigos, fazer uma ligação por vídeo dá um tom de “pessoalidade” maior do que qualquer ligação tradicional.

O problema: com as restrições da pandemia, surgiram tantos apps que é normal ficar perdido em qual é a melhor opção. Por isso, o EXAMELab separou os cinco apps de videochamadas mais populares para você entender o que cada um traz para a sua experiência.

5 aplicativos para chamadas de vídeo: principais vantagens e desvantagens de cada um

WhatsApp

Devido à sua presença na rotina brasileira, o WhatsApp é possivelmente o app mais versátil para uma videochamada. Você provavelmente vai tê-lo instalado para trocar mensagens de texto, e com um simples toque em um ícone dedicado, você inicia uma chamada de vídeo sem perder o ritmo de uma conversa.

Para “videoligar” para alguém via WhatsApp, faça o seguinte:

  • Abra o WhatsApp e encontre uma conversa com a pessoa com quem você quer falar. Alternadamente, você pode procurar pelo contato da pessoa, caso um chat com ela não tenha sido iniciado
  • No canto superior direito da tela, há um ícone em forma de “Câmera”. Toque nele para iniciar a chamada. Uma janela de confirmação para início vai aparecer, bastante você aceitá-la para ligar

Vale citar que todas as instâncias do WhatsApp permitem que você faça uma chamada de vídeo – isso também vale para o WhatsApp Web. Para isso, faça o seguinte:

  • Abra o WhatsApp Web no seu computador: você pode fazer isso por um app dedicado (via Microsoft Store/macOS App Store) ou pelo link “web.whatsapp.com” (sem as aspas) no seu navegador
  • Clique no ícone de contato (ou em uma conversa previamente iniciada com ele) e encontre o ícone em forma de “Câmera” no canto superior direito da tela. Toque nele para abrir as devidas confirmações e iniciar a ligação

É importante ressaltar que, em ambos os casos, o contato desejado precisa estar online para que a chamada seja realizada. Caso não seja esse o caso, a ligação não vai completar.

Conduzir uma chamada em vídeo pelo WhatsApp tem seus benefícios: o principal é a capacidade de realizar chamadas em grupo, com até oito pessoas ao mesmo tempo. Além disso, todas as videochamadas contam com a criptografia de ponta a ponta – a mesma aplicada às mensagens de texto do app. Na prática, isso significa que nem mesmo o próprio WhatsApp tem acesso ao conteúdo veiculado na ligação. Finalmente, você tem uma série de filtros e efeitos visuais que personalizam a ligação, tornando-a mais divertida.

Videochamada pelo FaceTime

O FaceTime é uma das respostas da Apple para as aplicações de vídeos abertas. Restrito a usuários do macOS, iOS e iPadOS (ou seja: macbooks, iPhones e iPads), o FaceTime tornou-se a ferramenta favorita dos usuários do ecossistema da “Maçã” para a condução de videochamadas. Veja como usá-lo:

  • Abra o FaceTime no seu dispositivo Apple (a câmera branca envolta em um quadrado verde) e procure a opção "Novo FaceTime"
  • Digite o nome ou o número de telefone da pessoa que você quer chamar ou, alternadamente, use o recurso “Encontrar Contatos” para selecionar essa pessoa diretamente da agenda. Em seguida, toque em “Ligar”

Apesar do FaceTime ser um app restrito a dispositivos da Apple, usuários do Android podem usar alguns de seus recursos por meio de um link de convite para videochamada. Embora eles não possam iniciá-las diretamente, já que quem cria esse convite é o “dono” da ligação em um aparelho da “Maçã”.

Isso dito, o FaceTime traz inúmeras vantagens exclusivas: as capacidades de chamada em grupo dele são bem expandidas, comportando até 32 pessoas ao mesmo tempo. Além disso, a mesma criptografia do WhatsApp – de ponta a ponta – é aplicada nele e, tal qual o outro app, você também tem filtros e efeitos visuais divertidos para customizar a ligação.

Se você é um usuário de algum dispositivo da Apple, então tem ainda mais benefícios: o FaceTime se integra a vários outros apps do iOS e iPadOS, como o “Mensagens” e o “Calendário”, o que facilita a realização e o agendamento de videochamadas.

Finalmente, você nem precisa tocar no ícone do app diretamente, se estiver com pressa. Basta acionar a assistente virtual Siri e falar em voz alta o comando “Ei, Siri, faça uma chamada de FaceTime para (nome da pessoa)”.

Zoom

Originalmente lançado em janeiro de 2013, o Zoom é um dos muitos apps de conferência que ganharam popularidade durante a fase mais pesada da pandemia da COVID-19. É verdade que o app passou por alguns obstáculos bem complicados neste percurso – problemas de segurança e questões de instabilidade, por exemplo – mas, em 2024, o Zoom conseguiu corrigir todas essas dificuldades e ainda se mantém uma opção bastante popular no meio empresarial.

Para fazer uma videochamada pelo Zoom, faça o seguinte:

  • Abra o Zoom no seu computador ou smartphone e vá para a opção ”Criar reunião”
  • Dê um nome à reunião e toque em "Iniciar reunião" para gerar um link de ingresso
  • Esse link deve ser enviado à ou às pessoas com quem você deseja falar: elas entram na reunião ao clicar nele

Embora ele possa ser usado de pessoa para pessoa, é mais comum encontrar o Zoom sendo aplicado no meio corporativo. Não à toa, a empresa conta com vários planos de assinatura que oferecem inúmeros benefícios a companhias e grandes corporações.

Isso dito, você não precisa “pagar” o Zoom para utilizá-lo. A versão gratuita do app também tem algumas vantagens interessantes: você pode inserir uma senha para a sua reunião, a fim de que apenas seus convidados consigam entrar nela (o que é ótimo caso um link de chamada acabe vazando por qualquer motivo).

Além disso, não é preciso ter o Zoom instalado em um PC ou smartphone para utilizá-lo, considerando que ele tem uma interface web que se vale do seu próprio navegador. Basta criar um perfil na plataforma para começar a usar.

Google Meet

Como faz em praticamente todos os campos da tecnologia, o Google não poderia deixar de aproveitar o crescimento das videochamadas para lançar a sua. Ou melhor, reconstrui-la após diversas interações menos que ideais.

O Google Meet é o app de videochamadas que nasceu após a descontinuação do Google Hangouts (o mesmo processo também deu origem ao Google Mensagens) e, como todo app de ligações em vídeo, ele traz um funcionamento bastante simples:

  • Abra o Meet em seu computador ou smartphone ou, alternadamente, acesse o endereço “meet.google.com” (sem as aspas) e faça o login com a sua conta do Google
  • Clique em "Nova reunião" e selecione uma das opções a seguir:
    • “Criar uma reunião para depois”, para agendamento de ligações em vídeo em outro horário ou data
    • “Iniciar uma reunião agora”, para ligações em vídeo a serem feitas naquele momento
  • Finalmente, clique em "Iniciar"

O aspecto mais interessante do Google Meet é a sua versatilidade: ao contrário do “semi-fechado” FaceTime, você consegue usar a plataforma do Google de qualquer dispositivos – um smartphone Android ou iOS, computadores com Windows, macOS e até Linux e também pela interface web.

Assim como o concorrente da Apple, ele também se integra à suite de aplicativos do Google, permitindo o agendamento de ligações via Google Calendário para ocasiões futuras, ou Google Mensagens para chamadas imediatas.

Finalmente, há a questão da gratuidade: seja você um internauta comum ou uma empresa, o Meet é gratuito para uso, permitindo até 100 pessoas na mesma chamada e facilidades como legendas geradas por IA e tradução simultânea em chamadas internacionais.

Microsoft Teams

O Teams da Microsoft é, possivelmente, a solução mais corporativa de todas as apresentadas até aqui, embora também seja possível de ser usada por internautas comuns. É extremamente popular no meio corporativo e, como de praxe, ela já vem pré-instalada em computadores equipados com Windows, a fim de se aproveitar da grande adoção do sistema operacional.

Para fazer uma chamada de vídeo via Teams, siga o seguinte processo:

  • Abra o Teams e, na barra de navegação superior, clique em "Chamadas", seguido de "Nova chamada"
  • Digite o nome ou o número de telefone da pessoa que você deseja chamar
  • Clique no botão "Chamada"
  • Alternadamente, o Teams, que também tem uma função de chat, pode iniciar uma ligação em vídeo através de uma conversa: um ícone de “Chamadas” está posicionado na lateral da janela de chat, com a opção “Nova Chamada” vinda a partir dele

Assim como as outras aplicações, o Teams também tem suporte para chamadas em grupo, envolvendo até 100 pessoas. A diferença fica para a restrição na transmissão de vídeo: apenas 10 das 100 pessoas presentes podem participar neste formato.

Isso dito, ele se integra a praticamente todos os apps do Windows, desde o Microsoft Word até agendamentos via Outlook. Além disso, seu app dedicado tem versões para todas as plataformas – não apenas no Windows (óbvio!), mas ele também pode ser encontrado no macOS, iOS, Android, Linux e diversos dispositivos.

Acompanhe tudo sobre:Tecnologia

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes