Tecnologia

Empresa suíça investe em companhia de inteligência artificial

A empresa de engenharia ABB investiu na companhia norte-americana de pesquisa em inteligência artificial Vicarious

vicarious

vicarious

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2014 às 16h59.

 A empresa de engenharia ABB investiu na companhia norte-americana de pesquisa em inteligência artificial Vicarious em uma iniciativa com a qual espera impulsionar sua divisão de robôs.

A ABB, que também faz produtos como transformadores para redes de eletricidade, investiu na empresa com sede em San Francisco com a expectativa de que o aumento de custos em uma variedade de indústrias vai fazer com que tecnologias para economia de gastos com trabalhadores como a robótica se torne crescentemente atraente.

O investimento foi feito por meio da unidade de venture capital da ABB, a ABB Technology Ventures (ATV), disse a companhia suíça nesta quinta-feira.

Apesar de não divulgar o tamanho do investimento, o presidente da ATV, Girish Nadkarni, disse à Reuters que o custo de sua participação foi menor que uma soma de oito dígitos.

A Vicarious pretende desenvolver inteligência de nível humano em termos de visão, linguagem e capacidade motora para robôs. Nadkarni disse que isso ajudaria a ABB a desenvolver robôs capazes de reconhecer objetos e seus atributos.

"Isso seria um passo significativo para qualquer forma de automação ou aprendizado das máquinas", disse.

Em setembro, a ABB mostrou seu robô YuMi, que pode trabalhar e colaborar com humanos.

Desde seu lançamento em 2010, a Vicarious captou cerca de 70 milhões de dólares. O site da companhia lista o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, da Amazon, Jeff Bezos, e o cofundador da PayPal Peter Thiel entre seus investidores.

(Por Joshua Franklin)

 

Acompanhe tudo sobre:INFORobótica

Mais de Tecnologia

Redmi Note 13 Pro: preço, detalhes e ficha técnica

ICQ, avô do WhatsApp, encerra suas atividades após 28 anos de funcionamento

Depois da derrapagem, Cruise, de carros autônomos, nomeia novo CEO

Elon Musk confirma terceiro filho com funcionária da Neuralink Shivon Zilis

Mais na Exame