Tecnologia

Elon Musk doa US$ 10 mi para impedir que robôs sejam maus

Em outubro, o fundador e presidente da Tesla e da SpaceX havia manifestado sua preocupação com o desenvolvimento acelerado da consciência de robôs e máquinas


	Elon Musk: dinheiro doado por Musk será distribuído por meio de bolsas concedidas pelo Future of Life
 (Jordan Strauss/Getty Image/Getty Images)

Elon Musk: dinheiro doado por Musk será distribuído por meio de bolsas concedidas pelo Future of Life (Jordan Strauss/Getty Image/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2015 às 18h31.

São Paulo - Elon Musk irá doar 10 milhões de dólares para projetos de pesquisa que assegurem que a inteligência artificial seja usada para o bem da humanidade.

Em outubro, o fundador e presidente da Tesla e da SpaceX havia manifestado sua preocupação com o desenvolvimento acelerado da consciência de robôs e máquinas, afirmando que a inteligência artificial “é mais perigosa do que as armas nucleares” para o futuro da humanidade.

O dinheiro doado por Musk será distribuído por meio de bolsas concedidas pelo Future of Life, um instituto que tem como missão trabalhar "para diminuir os riscos existenciais que a humanidade encara".

As bolsas serão distribuídas para as melhores ideias, independentemente da origem do grupo de pesquisa, seja ele privado ou público.

No começo da semana, o instituto divulgou uma carta aberta alertando cientistas dos riscos da inteligência artificial, ressaltando que ela precisa não apenas ser mais capaz, mas sim benéfica.

Elon Musk está entre um dos signatários da carta.

O processo de inscrição para receber uma das bolsas começa na próxima segunda-feira (19).

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskRobôsRobótica

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários