Exame Logo

Vítima de acidente com carro da Tesla assistia Harry Potter

Aparelho de DVD foi encontrado no carro da Tesla que estava no modo piloto automático quando bateu e matou o motorista na Flórida, dizem autoridades

Tesla: motorista do carro colocou o veículo no piloto automático e estava assistindo um filme de "Harry Potter", disse advogado (Divulgação/Tesla)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2016 às 17h48.

Um reprodutor de DVD foi encontrado no carro da Tesla que estava no modo piloto automático quando bateu e matou o motorista na Flórida, em maio, disseram autoridades da Patrulha de Estradas da Flórida nesta sexta-feira.

O motorista do carro que bateu em um trator-reboque colocou o veículo no piloto automático e estava assistindo um filme de "Harry Potter", disse Paul Weekley, o advogado do motorista do caminhão nesta sexta-feira.

"Havia um aparelho de DVD portátil no veículo", disse a sargento Kim Montes, da Patrulha de Rodovias da Flórida, em entrevista por telefone.

O acidente fatal levou a uma investigação federal sobre o sistema de piloto automático do carro e adiciona incerteza sobre se o caso pode criar um obstáculo no caminho do desenvolvimento mais amplo de sistemas de direção autônoma.

A Tesla Motors lançou na noite da última quinta-feira(9/10) um supercarro elétrico que atinge 97 km/h em 3.2 segundos (60 mp/h). Para efeito de comparação, essa é a mesma aceleração do Porsche 911 Turbo.
  • 2. Dois motores

    2 /6(Divulgação)

  • Veja também

    Além da alta velocidade para um veículo elétrico de passeio, o Tesla S P85D tem dois motores, um na parte da frente e outro na de trás, o que implica em tração 4 X 4.
  • 3. Piloto automático

    3 /6(Divulgação)

  • Há um sistema de piloto automático inédito nos carros da empresa. A condução não é autônoma, mas o automóvel pode realizar algumas atividades por conta própria, como estacionar em uma garagem (mesmo com o motorista fora do carro), controlar a velocidade, frear automaticamente para evitar acidentes e mudar de faixa quando o motorista acionar o pisca alerta.
  • 4. Painel

    4 /6(Getty Images)

    Diversas informações sobre o veículo e sobre a estrada a frente são exibidas em um painel que tem design semelhante ao de um tablet.
  • 5. Preço

    5 /6(Divulgação)

    O novo veículo, entretanto, tem alto custo: 120 mil dólares, ou seja, 290 mil reais em conversão direta. A fabricante atualmente não vende carros no Brasil.
  • 6. Modelos

    6 /6(Getty Images)

    No total, serão três modelos, mas as versões 60D e 85D só chegarão ao mercado americano em fevereiro do ano que vem, enquanto o P58D estará disponível em dezembro de 2014. Os modelos 60D e 85D serão vendidos por, respectivamente, 89.570 dólares e 97.570 dólares. Os veículos terão baterias de 60 e 85 kWh. Suas velocidades máximas serão de 201 e 205 km/h, enquanto a aceleração de zero a 100 km/h leva 5,7 e 5,2 segundos.
  • Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosFlóridaMontadorasTeslaVeículos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame