detran (Flickr.com/degu_andre)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.
São Paulo - O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) emitiu um alerta nesta segunda-feira (12) sobre uma falsa mensagem de e-mail que circula na internet em nome do órgão.
A mensagem falsa sugere ao usuário que sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi clonada e pede que abra o arquivo anexado ao e-mail e responda ao relatório de investigação. O documento se trata, na verdade, de um vírus.
Para identificar que se trata de um golpe, o Detran alerta para os diversos erros gramaticais presentes na mensagem, o uso do antigo logo e o fato do remetente ser um endereço que não pertence ao órgão (info@detran.com) - órgãos estaduais usam a terminação .gov.br.
Além disso, a mensagem também afirma que se o usuário pode ter a CNH cancelada e o caso levado para a Justiça caso não entre em contato para solucionar a situação.
Segundo o Detran-SP, o cancelamento só ocorre em casos de obtenção de forma fraudulenta e inquéritos judiciais são acionados pela própria Justiça e não por meio do órgão.
O Detran-SP também reforça que não envia mensagens por e-mail para os cidadãos, apenas em resposta aos seus canais de atendimento. Toda comunicação entre o órgão e condutores é feita por correspondência ou mensagens de texto.