Paris - Imolação, ânsia de vômito, competição de bebedeira: longe dos famosos que jogam água gelada em si próprios por uma causa, há jovens que se impõem desafios via internet, numa mistura perigosa de ritos de passagem e exibicionismo.
O exemplo mais recente é o do "Desafio da Água Gelada" - no qual o participante joga em si próprio um balde d'água fria em prol de uma organização de caridade -, um desafio inocente do qual participam celebridades.
Há anos, no entanto, milhares de jovens de todo o mundo, a maioria rapazes, filmam a si próprios fazendo alarde com suas respostas a desafios cada vez mais perigosos e publicam sua "façanha" na internet.
A princípio foram desafios entre colegas de turma, como falar "Chubby Bunny" com a boca cheia da maior quantidade de doces possível, ou cravar uma faca entre os dedos.
Em seguida, a tendência consistiu em engolir produtos que provocam vômito: uma colherada de canela, um cacho de bananas com refrigerante, uma mistura de Coca-cola com leite, bicarbonato de vinagre ou filmar a si próprio sofrendo de náuseas violentas.
Estes desafios se popularizaram pelo YouTube e os vídeos mais assistidos são aqueles nos quais o desafio termina mal.
No começo de 2014, a moda foi o "neknomination", no qual os jovens se filmam bebendo intensamente, um jogo que ganhou adeptos em vários países e que causou várias mortes na Grã-Bretanha e Irlanda.
Os participantes desafiavam seus amigos a imitá-los, citando-os publicamente.
Atenção a todo custo
"Nas sociedades tradicionais, os jovens eram submetidos a ritos ou provas para se tornar adultos. Quanto menos ritos de passagem as sociedades ocidentais dispõem, mais os jovens tentam inventar provas para chamar a atenção", comentou Jocelyn Lachance, antropólogo social da Universidade de Pau (sul da França) e especialista nas práticas digitais dos jovens.
"Quando se vê um grupo de jovens que se atiram em um lago, vai ver que nem todos pulam ao mesmo tempo. Sempre há uma parte que é testemunha e outra que passa ao ato", continuou.
"Hoje em dia, os adolescentes podem se arriscar em seu canto, filmar e depois buscar o olhar aprovatório. Essa busca por validação sempre existiu. A diferença é que agora o olhar vem da internet".
Em um desafio que se tornou viral este ano na França e que consistia em se atirar na água, um jovem morreu afogado na Bretanha em meados de junho passado, arrastado para o fundo de um rio com sua bicicleta que o prendeu pela perna.
O próprio criador do desafio do "ice bucket challenge" (Desafio da Água Gelada), Corey Griffin, de 27 anos, morreu afogado no fim de semana passado nos Estados Unidos após se atirar na água do balcão de uma loja de sorvetes, segundo a imprensa americana, que não esclareceu se o acidente foi causado por um desafio.
Para demonstrar coragem, tem gente que se dá choques elétricos ou provoca queimaduras no corpo diante da câmera para provar que é mais resistente.
No fim de julho, a imprensa americana reportou o caso de um adolescente que sofreu queimaduras de segundo grau, após molhar-se com álcool e atear fogo ao corpo.
"Os adolescentes inventam ritos que implicam deixar marcas no corpo", comentou o psicanalista Michael Stora.
"Antes, havia o 'happy slapping', em que se filmavam dando uma bofetada em alguém ou agredindo um professor. Depois, a novidade foi a auto-agressividade, somada à busca de algo novo ou da imagem chocante para alcançar um momento de glória. É uma forma de existir, às custas do próprio corpo. Há um aumento absurdo dos casos de automutilações".
-
1. Água fria em troca de doações
zoom_out_map
1/16 (Reprodução / Facebook)
São Paulo - Tomar um banho de água gelada é o viral do momento nas redes sociais. O #icebucketchallenge, como o movimento é conhecido, acontece por uma boa causa. Caso você não aceite o desafio, tem de fazer uma doação de 100 dólares para a ALS Association, que luta contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA). A doença afeta, por exemplo, o físico Stephen Hawking.
A entidade divulgou hoje que a campanha já arrecadou 31,5 milhões de dólares. Depois da missão ser cumprida, os participantes tem de indicar outra pessoa para fazê-lo. Várias personalidades decidiram encarar o banho gelado. Outras fizeram suas próprias versões do desafio (
até Paulo Maluf tentou participar). Não importando o jeito, todos acabaram doando no fim. Veja quem já participou do desafio a seguir.
-
2. Charlie Sheen
zoom_out_map
2/16
O ator, famoso por ter protagonizado a série “Two and a Half Men” e por diversas polêmicas,
participou do desafio de uma forma inusitada. Ele simplesmente joga notas de dólares em cima dele, e diz: “Opa, aqui não tem gelo. Tem 10 mil dólares em dinheiro, que doarei para a ASL. Porque gelo derrete, mas dinheiro não”. Charlie Sheen desafiou o produtor Chuck Lorre (responsável pela demissão de Charlie), o ator Ashton Kutcher (que o substituiu na série) e o ator Jon Cryer.
-
3. Jeff Bezos
zoom_out_map
3/16
O dono da Amazon e do Washington Post fez um discurso elogiando a proposta da ALS Association e sobre quem ele resolveu desafiar. Ele brinca com desafiar Edward Snowden ("mas o desafio iria vazar"), o papa Francisco e a rainha da Inglaterra ("mas eles usam chapéu"), o norte-coreano Kim Jong-Un ("seria difícil fazer a mensagem chegar para ele, já que ele não gosta muito do Twitter e do Facebook"). Ele resolve dar um pulo no passado e desafiar William Shatner, Patrick Stweart e George Takei, as estrelas da série "Star Trek".
-
4. Luciano Huck
zoom_out_map
4/16
O apresentador, em vídeo com vários cortes, cumpre o desafio do balde de gelo. No meio do vídeo, ele manda um recado: "Para que as pessoas doem mais no Brasil para qualquer que seja a instituição séria".
-
5. Mark Zuckerberg
zoom_out_map
5/16
-
6. Bill Gates
zoom_out_map
6/16
E Bill Gates deu uma resposta a Mark Zuckerberg. Ele levou a brincadeira tão a sério que
criou uma engenhoca para cumprir a tarefa. No vídeo, ele mostra mais sobre sua inveção criada especificamente para tomar um banho gelado.
-
7. Ivete Sangalo
zoom_out_map
7/16
Desafiado pelo apresentador Luciano Huck, Ivete Sangalo também participou do viral. A cantora desafiou Fátima Bernardes, William Bonner e Gilberto Gil para cumprir o banho gelado.
-
8. George W. Bush
zoom_out_map
8/16
O ex-presidente americano George W. Bush aderiu à campanha e levou um banho de água fria. "A todos que me desafiaram, não acho que seja muito presidencial da minha parte jogar um balde de água gelada em cima de mim", diz o ex-presidente. "Por isso, vou assinar um cheque", diz ele, enquanto pega uma caneta. Nessa hora, sua mulher, Laura, joga um balde de água fria sobre ele. "O cheque é meu. Não quero estragar meu penteado", brinca a ex-primeira-dama. W. Bush indicou seu antecessor, o democrata Bill Clinton, para participar do desafio.
-
9. Justin Timberlake
zoom_out_map
9/16
O cantor pop Justin Timberlake aceitou o desafio do balde de água gelada e resolveu tomar o banho gelado na companhia de várias pessoas.
-
10. Tim Cook
zoom_out_map
10/16
O CEO da Apple resolveu
tomar o banho de água gelada na frente dos funcionários da empresa. O executivo havia sido provocado pelo diretor de marketing da Apple, Phil Schiller. Cook desafiou o músico Michael Franti, que fazia show para os funcionários da Apple e prontamente aceitou a proposta, o CEO da Disney Bob Iger e o rapper e empresário Dr. Dre, fundador da Beats Eletronics.
-
11. Elon Musk
zoom_out_map
11/16
O CEO da Tesla, outro do Vale do Silício a marcar presença no #icebucketchallenge, resolveu pedir a ajuda de seus cinco filhos para o cumprir o desafio do balde.
-
12. Ben Affleck e Jennifer Garner
zoom_out_map
12/16
Ben Affleck resolveu participar do desafio do balde de gelo. Quando sua esposa, Jennifer Garner, jogou o balde de gelo nele, o ator resolveu responder jogando a atriz na piscina.
-
13. Neymar
zoom_out_map
13/16
O jogador brasileiro, entre seus desafiados, decidiu incluir o jogador Zuñiga, que provocou a lesão que tirou Neymar da Copa do Mundo 2014.
-
14. Oprah Winfrey
zoom_out_map
14/16
A apresentadora resolveu aceitar o desafio e, com uma ajudinha, levou um banho de água gelada. Entre os desafiados por Oprah, está o diretor Steven Spielberg.
-
15. Steven Spielberg
zoom_out_map
15/16
E Spielberg aceitou o desafio de Oprah, sua "parceira de co-produção", em uma "boa noite gelada". Entre seus desafiados, está George Lucas (famoso pelas franquias franquias Star Wars e Indiana Jones) e J.J. Abrams (que dirigiu os novos filmes de Star Trek).
-
16. Rafinha Bastos
zoom_out_map
16/16
O humorista fez sua própria versão do desafio do balde. Desafiando Geraldo Alckmin, Fernando Haddad e Dilma Rousseff, ele virou um balde vazio sobre a cabeça. "Não tem nada, porque agora, em São Paulo, na minha casa, não tem água", afirmou o comediante.