Conheça os 15 supercomputadores mais poderosos, segundo a Top500
Líder do ranking, pela terceira vez seguida, é o Tianhe-2, desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China
Da Redação
Publicado em 24 de junho de 2014 às 15h10.
Conhecido por suas listas semestrais dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo, o site Top500 divulgou nesta última segunda-feira o ranking atualizado das máquinas, o 43º de sua história. Referente ao período de novembro de 2013 a junho de 2014, a classificação continua com o chinês Tianhe-2 no primeiro lugar, posição que ocupa desde a medição do meio do ano passado.
O computador tem capacidade de 33,86 petaflop/s, calculada a partir do benchmark Linpack. Essa unidade de medida é usada para avaliar a performance de um computador, e, no caso do chinês, mostra que ele é capaz de realizar 33 quatrilhões de operações de ponto flutuante a cada segundo.
Para atingir essa capacidade de processamento monstruosa, o Tianhe-2 conta com 3.120.000 núcleos, 1.024.000 GB de memória e consome 17.808 kW de energia (algo em torno de 1.9 gigaflop/s por watt, nos cálculos do Ars Technica ). O computador foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China e fica no Centro Nacional de Supercomputador de Guangzhhou, junto do antecessor Tianhe-1A, décimo-quarto colocado na lista.
O computador chinês, aliás, não foi o único a ocupar a mesma posição no ranking atualizado. Abaixo dele, as máquinas que ocupam da segunda à nona colocação são as mesmas da lista de novembro do ano passado. A única novidade aparece em 10º: um Cray XC30 usado pelo governo norte-americano e desenvolvido pela Cray Inc.
De acordo com o próprio Top500, a taxa de crescimento é a mais baixa já vista em mais de vinte anos de ranking. Segundo comunicado divulgado pelo site, essa lentidão no crescimento é influenciada pelos enormes sistemas no topo da lista, instalados a partir do meio do ano passado. Quase sozinhos, eles puxaram a média para o alto, enquanto a parte inferior da tabela não acompanhou esse crescimento o que explica essa relativa estagnação.
Para efeito de comparação, o desempenho combinado de todos os 500 sistemas da lista subiu de 250 Pflop/s para 274 Pflop/s em um semestre. É um crescimento pequeno, e reflete ainda na melhora de performance do último colocado da lista: entre 1994 e 2008, o desempenho do nº 500 aumentava 90% por ano. Atualmente, esse aumento anual é de apenas 55%.
De qualquer forma, confira a seguir a lista atualizada com os 15 supercomputadores mais poderosos do mundo, juntos com o primeiro brasileiro da lista. Clique no logo da INFO para ampliar a galeria.