sequoia ( Divulgação / LLNL)
Da Redação
Publicado em 24 de junho de 2014 às 15h10.
Conhecido por suas listas semestrais dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo, o site Top500 divulgou nesta última segunda-feira o ranking atualizado das máquinas, o 43º de sua história. Referente ao período de novembro de 2013 a junho de 2014, a classificação continua com o chinês Tianhe-2 no primeiro lugar, posição que ocupa desde a medição do meio do ano passado.
O computador tem capacidade de 33,86 petaflop/s, calculada a partir do benchmark Linpack. Essa unidade de medida é usada para avaliar a performance de um computador, e, no caso do chinês, mostra que ele é capaz de realizar 33 quatrilhões de operações de ponto flutuante a cada segundo.
Para atingir essa capacidade de processamento monstruosa, o Tianhe-2 conta com 3.120.000 núcleos, 1.024.000 GB de memória e consome 17.808 kW de energia (algo em torno de 1.9 gigaflop/s por watt, nos cálculos do Ars Technica). O computador foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China e fica no Centro Nacional de Supercomputador de Guangzhhou, junto do antecessor Tianhe-1A, décimo-quarto colocado na lista.
O computador chinês, aliás, não foi o único a ocupar a mesma posição no ranking atualizado. Abaixo dele, as máquinas que ocupam da segunda à nona colocação são as mesmas da lista de novembro do ano passado. A única novidade aparece em 10º: um Cray XC30 usado pelo governo norte-americano e desenvolvido pela Cray Inc.
De acordo com o próprio Top500, a taxa de crescimento é a mais baixa já vista em mais de vinte anos de ranking. Segundo comunicado divulgado pelo site, essa lentidão no crescimento é influenciada pelos enormes sistemas no topo da lista, instalados a partir do meio do ano passado. Quase sozinhos, eles puxaram a média para o alto, enquanto a parte inferior da tabela não acompanhou esse crescimento o que explica essa relativa estagnação.
Para efeito de comparação, o desempenho combinado de todos os 500 sistemas da lista subiu de 250 Pflop/s para 274 Pflop/s em um semestre. É um crescimento pequeno, e reflete ainda na melhora de performance do último colocado da lista: entre 1994 e 2008, o desempenho do nº 500 aumentava 90% por ano. Atualmente, esse aumento anual é de apenas 55%.
De qualquer forma, confira a seguir a lista atualizada com os 15 supercomputadores mais poderosos do mundo, juntos com o primeiro brasileiro da lista. Clique no logo da INFO para ampliar a galeria.