Desenho do sapato usado nas apresentações de Smooth Criminal de Michael Jackson usado no pedido de patente (Departamento de registro de marcas e patentes dos Estados Unidos)
Da Redação
Publicado em 28 de março de 2015 às 15h51.
São Paulo - Em 1987, na preparação para clipe de "Smooth Criminal", o cantor Michael Jackson criou uma coreografia que virou uma de suas marcas registradas.
Aparentemente desafiando a gravidade, o rei do pop aparecia em cena se inclinando 45 graus para frente. Embora o efeito tenha sido obtido usando fios que o seguravam, Michael queria repetir a cena ao vivo em seus shows.
Segundo o site Mashable, ele se reuniu com dois outros co-inventores para desenvolver um sapato especial que pudesse ser usado em suas performances.
O sapato desenhado (veja nas imagens ao final) tinha um salto com corte triangular que se prendia a um pino que surgia no palco na hora do movimento. Assim, Michael e dançarinos eram ancorados na hora da inclinação.
Veja no vídeo abaixo a "mágica" acontecendo (a partir do minuto 3:47):
https://youtube.com/watch?v=cpQIBSyXYEM
Em 1993, Jackson e seus parceiros de invenção conseguiram a patente do sapato nos Estados Unidos. Em 1996, no entanto, uma falha fez com que o calçado precisasse ser redesenhado: durante uma apresentação em Moscou, um dos calcanhares de Michael se soltou do pino e o cantor saiu voando.
Depois do show, o par de sapatos usados pelo cantor ficou com a sucursal de Moscou do Hard Rock Cafe até a morte de Michael, quando foram leiloados por cerca de 600 mil dólares.
Veja abaixo os desenhos do sapato apresentados no pedido de patente: