Tecnologia

Cometa "quase" colidiu com a Terra hoje, segundo a Nasa

A agência espacial afirma que esse é o terceiro encontro mais próximo entre um cometa e o nosso planeta da história recente

Cometa: em termos de distância no universo, o astro passou muito perto da Terra
 (Thinkstock)

Cometa: em termos de distância no universo, o astro passou muito perto da Terra (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2016 às 17h03.

São Paulo – Um cometa passou de “raspão” pela Terra hoje (22) às 11:30, segundo a Nasa. Chamado de P/2016 BA14, o astro ficou a apenas 3,5 milhões de quilômetros do planeta – nove vezes a distância até a Lua.

Isso torna o “quase encontro” o terceiro mais próximo da história recente – ele só perde para o Lexell D/1770 L1, que passou a 2,2 milhões de quilômetros da Terra e o C/1983 H1.

Em termos de distância no universo, o cometa passou muito perto do planeta. No entanto, ele é relativamente pequeno (115 metros de diâmetro) e, por isso, não pode ser visto a olho nu.

Os cientistas da agência espacial acreditam que o pequeno tamanho do astro se deve ao seu possível despreendimento de outro cometa, o 252P / LINEAR, que passou ontem (21) perto da Terra.

"Talvez durante uma passagem pelo sistema solar ou durante uma aproximação por Júpiter, um pedaço possa ter se desmembrado do 252P e originado o BA14", comenta a Nasa em um comunicado

Isso pode ter acontecido, pois cometas são feitos, basicamente, de pedaços de gelo, rocha e compostos orgânicos. "Nós descobrimos que os cometas são coisas relativamente frágeis em 1993, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 foi encontrado e seus pedaços foram ligados a um sobrevoo de Júpiter”.

A Nasa confirmou que a aproximação do P/2016 BA14 não foi uma ameaça para a humanidade. “Em vez disso, é uma excelente oportunidade para o avanço científico no estudo de cometas”.

Acompanhe tudo sobre:PlanetasNasaPlaneta TerraAstronomia

Mais de Tecnologia

TikTok diz ter assinado acordos para criar nova joint venture nos EUA

Meta testa limite de links no Facebook para usuários sem conta verificada

Dois anos depois, Apple Vision Pro começa a ganhar tração no mercado

Acordo entre Sony e Tencent resolve disputa sobre jogo acusado de cópia