Exame Logo

Com pneus que fecham furos sozinhos, a Pirelli inova para garantir mais segurança aos motoristas

Pirelli inova com pneus autovedantes, sistema de cancelamento de ruídos e produtos desenvolvidos especialmente para carros elétricos

Pneus com tecnologia Seal Inside: inovação elimina a necessidade de parar o carro para trocar um pneu caso ele seja perfurado por objetos de até 5 milímetros de diâmetro (Pirelli/Divulgação)
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 14 de outubro de 2024 às 09h00.

Em um momento de transformação intensa, especialmente impulsionada por avanços tecnológicos, mudanças nas preferências dos consumidores e a necessidade de alternativas mais sustentáveis, a indústria automotiva tem sido um polo de desenvolvimento da inovação global.
O setor busca soluções que proporcionem mais segurança aos clientes, ao mesmo tempo que precisam contribuir para as metas de descarbonização da indústria.Com mais de 150 anos de atuação na área, a Pirelli é parte intrínseca dessa revolução, criando alternativas que buscam atender todas essas demandas. Exemplo disso são as tecnologias de mobilidade estendida (Run Flat e Seal Inside), o PNCS (Sistema de Cancelamento de Ruídos) e os pneus Elect para carros elétricos desenvolvidos pela companhia.

No caso da tecnologia Seal Inside, a inovação elimina a necessidade de parar o carro para trocar um pneu caso ele seja perfurado por objetos de até 5 milímetros de diâmetro. A solução, que permite ao motorista continuar dirigindo normalmente, mesmo após uma perfuração no pneu, vem transformando a forma como os condutores lidam com imprevistos no dia a dia, especialmente por tornar a condução mais confortável e segura.
“Os condutores têm todos os benefícios das tecnologias. No caso do Seal Inside, mesmo que haja furos nos pneus, não é perceptível durante a direção, pois o pneu nem sequer perde a pressão”, explica Fábio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

Sistema Autovedação: material semelhante a uma mousse atua como um selante em caso de perfuração, evitando que o pneu esvazie (Pirelli/Divulgação)

Tecnologia de autorreparação

Desenvolvida pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, a tecnologia Seal Inside traz uma revolução para os pneus. De acordo com a empresa, o sistema de autovedação consiste em um material semelhante a uma mousse, aplicado na parte interna da banda de rodagem dos pneus e que atua como um selante em caso de perfuração.

Na prática, o material evita a perda de pressão do ar, evitando que o pneu esvazie. Dados da Pirelli mostram que a tecnologia é capaz de prevenir até 85% dos casos de perfurações de até 5 milímetros localizadas na banda de rodagem do pneu.
Isso significa que mesmo que um prego perfure o pneu, por exemplo, o veículo continua rodando normalmente.Com a fabricação da solução na Bahia, a Pirelli é a única empresa a produzir esse tipo de tecnologia na América Latina.

This browser does not support the video element.

Para além de eliminar a necessidade de realizar a troca do pneu (e todo o trabalho que isso significa para o motorista), a tecnologia Seal Inside também aumenta a segurança do veículo, sem comprometer o desempenho do pneu e sem a necessidade do TPMS ( Tyre Pressure Monitoring System ) para ser usada.

De acordo com Magliano, o sistema é compatível com uma ampla gama de automóveis, podendo ser colocado em qualquer veículo e sem nenhum tipo de restrição, desde que a medida esteja disponível com a tecnologia. “O Seal Inside também já é equipamento original em alguns veículos, incluindo Jeep Comander, T-cross, Tiggo 8 e Jeep Compass.”

Veja também

Otimização dos elétricos

Já com a tecnologia Elect, a intenção da Pirelli é atender as necessidades dos veículos elétricos, focando especialmente na otimização do desempenho, da eficiência e autonomia dos modelos. De acordo com a companhia, o sistema oferece pneus projetados para suportar o peso adicional das baterias, o alto torque produzido pelo motor elétrico, bem como melhorar a autonomia dos Evs, proporcionando uma experiência de condução silenciosa e confortável.

Esses pneus apresentam menor resistência ao rolamento, o que ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica e maximizar a autonomia da bateria do veículo.

A movimentação da companhia visa acompanhar a crescente adoção dos veículos elétricos. “Certamente os produtores de pneus terão que acompanhar os avanços das novas tecnologias dos carros elétricos, o que impactará em ainda mais avanços no segmento”, analisa o executivo.

Foco na segurança

Embora sejam diferentes, todas as inovações da Pirelli focam em um ponto em comum: a segurança do condutor. A tecnologia Elect, por exemplo, é projetada para lidar com a entrega imediata de torque dos motores elétricos, proporcionando maior aderência e segurança em diversas condições de estrada.

“Incorporamos composições específicas de borracha e desenhos de banda de rodagem que melhoram ainda mais a performance do pneu, mantendo principalmente sua segurança e desempenho. Com o Elect, a Pirelli visa não apenas aumentar a eficiência energética dos EVs, mas também proporcionar uma condução mais estável, segura e confortável”, diz a empresa à EXAME.

Já com a tecnologia Seal Inside, a segurança do motorista aumenta tanto por reduzir o risco de acidentes quanto por evitar que o motorista saia do carro para trocar o pneu. “O condutor não precisa colocar-se em situações de risco, como parar um carro no acostamento de uma autoestrada, parar a noite numa rua erma com pouco movimento ou trocar o pneu sob chuva”, diz Magliano.

Vale destacar que as tecnologias, no entanto, não eliminam a necessidade de realizar manutenções preventivas nos pneus, incluindo alinhamento de direção e balanceamento do conjunto roda e pneu. A empresa, inclusive, recomenda que as manutenções sejam feitas, no máximo, a cada 10 mil quilômetros.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame