Tecnologia

Cientistas comprovam teoria de How I Met Your Mother

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmaram a existência do “efeito cheerleader”, de Barney Stinson

Barney Stinson: sistema visual cria um padrão ao observar o rosto de várias pessoas em conjunto (Divulgação)

Barney Stinson: sistema visual cria um padrão ao observar o rosto de várias pessoas em conjunto (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2014 às 09h21.

São Paulo - Se você é fã da série How I Met Your Mother, provavelmente já riu das teorias sobre mulheres criadas pelo personagem Barney Stinson. Elas parecem malucas, mas cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmaram a existência do “efeito cheerleader”.

Barney explica sobre o fenômeno no sétimo episódio da quarta temporada. Durante uma conversa com seus amigos no bar, o personagem mostra algumas garotas que parecem bonitas apenas quando estão em grupo. Mas nenhuma é atraente quando vista sozinha.

O artigo dos cientistas da Universidade da Califórnia foi publicado na revista científica Psychological Science. Segundo a pesquisa, o fenômeno acontece não apenas com mulheres, mas com qualquer grupo de pessoas.

O “efeito cheerleader” acontece porque o sistema visual cria um padrão ao observar o rosto de várias pessoas em conjunto, como se fizesse uma média conjunta. Isso significa que os rostos são mais atraentes quando vistos em grupo porque se parecerem similares a um rosto médio do grupo, o que é mais atraente que o rosto individual de cada um.

Acompanhe tudo sobre:Programas de TVSéries americanasPsicologiaINFO

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs