Tecnologia

China aposta no modelo “IA+” para acelerar a indústria de bens de consumo

País conta com 167 fábricas nacionais de 5G no setor, taxa de digitalização em P&D atinge 86,2% e gestão operacional alcança 82,3%, com expansão em produtos inteligentes e aplicações de IA

Indústria leve chinesa avança tecnologicamente, mas a abrangência das inovações é desigual (AFP)

Indústria leve chinesa avança tecnologicamente, mas a abrangência das inovações é desigual (AFP)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 3 de outubro de 2025 às 21h53.

Durante a 15ª Conferência de Informatização da Indústria Leve da China, autoridades divulgaram novos dados sobre a digitalização do setor. O país possui atualmente 167 fábricas nacionais de 5G dedicadas à indústria leve.

A taxa de uso de ferramentas digitais de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no setor alcança 86,2%, enquanto a digitalização da gestão operacional chega a 82,3%.

Avanços em equipamentos digitais

Segundo Zhang Chonghe, presidente da Federação Chinesa da Indústria Leve, houve avanços na digitalização de equipamentos, na numeração computadorizada de processos-chave e na ampliação do uso de ferramentas digitais de P&D.

O setor tem registrado expansão em produtos inteligentes para o lar, itens personalizados, alimentos funcionais, brinquedos inteligentes, instrumentos musicais inteligentes e óculos inteligentes.

div]:bg-bg-000/50 [&_pre>div]:border-0.5 [&_pre>div]:border-border-400 [&_.ignore-pre-bg>div]:bg-transparent [&_.standard-markdown_:is(p,blockquote,h1,h2,h3,h4,h5,h6)]:pl-2 [&_.standard-markdown_:is(p,blockquote,ul,ol,h1,h2,h3,h4,h5,h6)]:pr-8 [&_.progressive-markdown_:is(p,blockquote,h1,h2,h3,h4,h5,h6)]:pl-2 [&_.progressive-markdown_:is(p,blockquote,ul,ol,h1,h2,h3,h4,h5,h6)]:pr-8">

_*]:min-w-0 standard-markdown">

Aplicação fragmentada de IA

Zhang destacou que a inteligência artificial vem criando novos cenários de aplicação. Modelos e serviços baseados na internet também se expandem, promovendo maior integração entre cadeia de suprimentos, cadeia de valor e rede digital, o que fortalece a modernização da indústria leve.

Apesar do avanço, a aplicação da IA ainda ocorre de forma fragmentada e desigual. Para Zhang, o próximo passo é adotar um planejamento mais integrado e medidas eficazes para impulsionar o modelo “Inteligência Artificial +” no setor.

O objetivo é aplicar tecnologias de IA para estimular a inovação científica, acelerar a transformação industrial e ampliar o consumo, de modo a atender à demanda crescente da população chinesa.

Acompanhe tudo sobre:ChinaInteligência artificial

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs