Tecnologia

Carro do Google poderá entender sinais de ciclistas

Os carros autônomos do Google serão capazes de reconhecer sinais feitos por ciclistas, ajudando o veículo a desviar deles, segundo a empresa


	Carro do Google: sistema operacional do automóvel utiliza dispositivos como câmeras, sensores e radares
 (Reprodução/YouTube)

Carro do Google: sistema operacional do automóvel utiliza dispositivos como câmeras, sensores e radares (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2015 às 07h32.

Os carros autônomos do Google, desenvolvidos pela empresa desde 2005, serão capazes de reconhecer sinais feitos por ciclistas, ajudando o veículo a desviar deles.

O anúncio demonstra o progresso no sistema de navegação do automóvel, que identifica pessoas, animais e objetos a fim de evitar acidentes na via.

O sistema operacional do automóvel utiliza dispositivos como câmeras, sensores e radares que garantem uma navegação segura.

Exemplo disso é a capacidade que o sistema tem de reconhecer movimentos – como sinais das mãos – dos ciclistas e de agir de acordo com a situação, seja reduzindo a velocidade ou desviando.

Para realizar essa proeza tecnológica, os algoritmos do programa embarcado no veículo medem a distância da cabeça até o braço do ciclista.

Assim, quando ele está com o braço voltado para o guidão da bicicleta, o sensor define o movimento como normal, diferente do momento em que o braço se move para o lado, diminuindo a distância entre os membros.

Há um ano, a gigante californiana anunciou a mais recente atualização nos carros autônomos.

Desde então, a equipe envolvida com o projeto tem se focado na melhoria do desempenho do sistema. Inicialmente, o Google concentrou os testes em rodovias.

Agora, eles passaram para as ruas da cidade de Mountain View, nos Estados Unidos, onde está localizado o campus da companhia.

A decisão de direcionar a experiências para vias de bairro foi para aprimorar o sistema operacional dos automóveis aos obstáculos do trânsito cotidiano.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA