Ciência

Cangurus também podem ser canhotos, conclui estudo

Algumas espécies bípedes do animal desenvolveram dominância lateral para o lado esquerdo, como nos humanos

Canguru (Graham McGeorge/National Geographic)

Canguru (Graham McGeorge/National Geographic)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2015 às 07h56.

Os canhotos, que são minoria entre os seres humanos (cerca de 10% das pessoas), ganharam um reforço vindo do mundo animal. Cientistas descobriram que algumas espécies de cangurus são mais hábeis com a pata superior esquerda do que com a direita.

Mas não é a dominância dos canhotos que é importante para a ciência. Segundo os cientistas russos e australianos que publicaram o estudo na revista científica Current Biology, a grande notícia é que cangurus podem mostrar uma dominância clara em uma das mãos, a chamada “lateralidade”.

Até agora, acreditava-se que os humanos eram os únicos mamíferos com lateralidade forte e consistente, apesar de alguns macacos demonstrarem dominância leve em um dos lados do corpo.

Os pesquisadores Andre Giljov e Yego Malaschichev da Universidade de São Petesburgo, na Rússia, acreditaram que seria uma boa ideia ampliar os estudos para além dos primatas, analisando o comportamento de marsupiais como cangurus e gambás.

O traço que levou os pesquisadores aos cangurus é que alguns deles ficam de pé sobre duas pernas e conseguem usar seus membros superiores para manipular objetos, enquanto outras espécies usam todas as quatro patas para se movimentar.

O estudo concluiu que o bipedismo foi o fator determinante para que os cangurus desenvolvessem a dominância lateral canhota. Os cangurus que usam as quatro patas para andar não demostraram esse traço.

Segundo Malaschichev, uma vida sobre duas patas é o que move a evolução da dominância do lado esquerdo ou direito.

Mas porque alguém vira canhoto ao invés de destro? Isso ainda é um mistério.

Fonte: Current Biology

Acompanhe tudo sobre:BiologiaINFO

Mais de Ciência

O detalhe inesperado no balanço da Apple: MacBooks voltaram a ser 'cool'

Cardio ou musculação? Ciência revela o melhor treino para viver mais

Tecnologia ajuda a recuperar manuscrito cristão considerado perdido

Eclipse solar mais longo do século acontecerá em breve — e não se repetirá por 157 anos