Tecnologia

Bombardeios de drones dos EUA matam 16 pessoas no Paquistão

O primeiro bombardeio ocorreu na noite de ontem na cidade de Tibbi, perto de Miranshah, capital do Waziristão do Norte

Drone (EFE)

Drone (EFE)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2014 às 07h47.

Pelo menos 16 pessoas morreram nas últimas 24 horas em dois bombardeios efetuados por drones dos Estados Unidos na região tribal do Waziristão do Norte, no noroeste do Paquistão, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

O primeiro bombardeio ocorreu na noite de ontem na cidade de Tibbi, perto de Miranshah, capital do Waziristão do Norte, e nele morreram seis supostos insurgentes que estavam em uma casa, segundo fontes citadas pela rede de televisão paquistanesa "Geo".

De acordo com o veículo, quatro dos supostos militantes eram uzbeques.

No segundo ataque, um drone disparou oito mísseis, no início da madrugada de hoje, contra uma casa perto de Miranshah, uma ação na qual morreram dez pessoas.

Trata-se dos primeiros bombardeios com drones americanos no Paquistão em 2014, já que o último foi no dia 25 de dezembro do ano passado.

Segundo o Bureau de Jornalismo Investigativo, uma organização jornalística britânica, dez anos de ataques com aviões não tripulados no Paquistão causaram a morte de até 3.719 pessoas.

O sigilo envolvendo esse tipo de operação impede a obtenção de dados confiáveis sobre o número de vítimas em quase 400 bombardeios desde 2004.

Segundo a organização New America Foundation, os drones causaram entre 2 e 3,5 mil mortes no Paquistão.

 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)GuerrasINFODrones

Mais de Tecnologia

A jornada de um CEO até o topo — e como Phil Spencer, do Xbox, terminou 'aposentado'

Brasileiro cria ferramenta que cruza dados públicos para mapear risco financeiro de políticos

Países investirão US$ 80 bilhões em nuvem para ter autonomia digital, diz pesquisa

Brasil entra no top 10 de ranking da OCDE que avalia modernização de governos