Tecnologia

BBM chega ao Android e ao iOS nos dias 21 e 22 de setembro

Novo app chega permitindo, por ora, apenas troca de mensagens de texto, criação de grupos de até 30 pessoas e envio de fotos e gravações de voz

BBM: serviço é tido como uma solução mais segura do que WhatsApp, Viber e outros programas de mensagens instantâneas (Reprodução)

BBM: serviço é tido como uma solução mais segura do que WhatsApp, Viber e outros programas de mensagens instantâneas (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 10h53.

São Paulo – O app de troca de mensagens BBM, da BlackBerry, chegará finalmente ao Android e ao iOS neste fim de semana. A versão para Android será lançada no sábado, 21, e a do iOS estreia no domingo, 22.

Antes exclusivo de dispositivos com o BlackBerry OS, o aplicativo fora anunciado para as duas plataformas rivais em maio deste ano. A notícia, surpreendente até, mostrou que a antiga RIM já não mais pretendia investir apenas em hardware – e que, apesar de tudo, ainda tinha confiança em si mesma, como afirmou o CEO da empresa Thorsten Heins, no evento da “revelação”.

O novo aplicativo chega aos sistemas de Google e Apple permitindo, por ora, apenas troca de mensagens de texto, criação de grupos de até 30 pessoas e envio de fotos e gravações de voz. Videochamadas, ligações via rede e outras funções deverão aparecer no app em futuras atualizações.

Apesar de funcionar de forma semelhante, o BBM é tido como uma solução mais segura do que WhatsApp, Viber e outros programas de mensagens instantâneas. Ele se associa a um código PIN, que será atribuído aos aparelhos em que for instalado da mesma forma que acontece nos BlackBerries.

Outro ponto que merece destaque é estabilidade do sistema do app, que, até hoje, sofreu apenas uma queda notável, em 2011. O serviço ficou fora do ar e afetou alguns milhões de usuários na América do Sul, na Europa, no Oriente Médio e na África.

Na última contagem relatada, de maio deste, o BBM contava com uma base instalada de 60 milhões de usuários, que trocavam cerca de 10 bilhões de mensagens diariamente. Para efeito de comparação, os já mencionados WhatsApp e Viber, dois dos mais populares no ramo, têm 300 e 200 milhões de usuários, respectivamente – e versões para múltiplas plataformas.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidApps para iPadApps para iPhoneBlackBerryEmpresasiPadiPhone

Mais de Tecnologia

Mudança no algoritmo do Google impacta proprietários de pequenas empresas online

Google fará parceria com BlackRock para ampliar energia solar em Taiwan

Fusão do Paramount+ pode significar competição mais acirrada para Netflix e Disney; entenda

O foguete que o Brasil pretende lançar a partir do Maranhão

Mais na Exame