BBM: serviço é tido como uma solução mais segura do que WhatsApp, Viber e outros programas de mensagens instantâneas (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 19 de setembro de 2013 às 10h53.
São Paulo – O app de troca de mensagens BBM, da BlackBerry, chegará finalmente ao Android e ao iOS neste fim de semana. A versão para Android será lançada no sábado, 21, e a do iOS estreia no domingo, 22.
Antes exclusivo de dispositivos com o BlackBerry OS, o aplicativo fora anunciado para as duas plataformas rivais em maio deste ano. A notícia, surpreendente até, mostrou que a antiga RIM já não mais pretendia investir apenas em hardware – e que, apesar de tudo, ainda tinha confiança em si mesma, como afirmou o CEO da empresa Thorsten Heins, no evento da “revelação”.
O novo aplicativo chega aos sistemas de Google e Apple permitindo, por ora, apenas troca de mensagens de texto, criação de grupos de até 30 pessoas e envio de fotos e gravações de voz. Videochamadas, ligações via rede e outras funções deverão aparecer no app em futuras atualizações.
Apesar de funcionar de forma semelhante, o BBM é tido como uma solução mais segura do que WhatsApp, Viber e outros programas de mensagens instantâneas. Ele se associa a um código PIN, que será atribuído aos aparelhos em que for instalado da mesma forma que acontece nos BlackBerries.
Outro ponto que merece destaque é estabilidade do sistema do app, que, até hoje, sofreu apenas uma queda notável, em 2011. O serviço ficou fora do ar e afetou alguns milhões de usuários na América do Sul, na Europa, no Oriente Médio e na África.
Na última contagem relatada, de maio deste, o BBM contava com uma base instalada de 60 milhões de usuários, que trocavam cerca de 10 bilhões de mensagens diariamente. Para efeito de comparação, os já mencionados WhatsApp e Viber, dois dos mais populares no ramo, têm 300 e 200 milhões de usuários, respectivamente – e versões para múltiplas plataformas.